Cafeteria e sua Influência no Consumo do Café na Cidade de São Paulo
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Palavras-chave

Cafeteria. Consumo de café. Marketing serviço. Comportamento do Consumidor.

Como Citar

Nassif, W., Rossi, G. B., Garcia, M. N., & Bazanini, R. (2007). Cafeteria e sua Influência no Consumo do Café na Cidade de São Paulo. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 7(19), 21–35. https://doi.org/10.7819/rbgn.v7i19.47

Resumo

O café é um produto de forte apelo nacional e tem estado presente nos hábitos do consumidor deste produto, denotando uma busca por cafés diferenciados e de qualidade. As avaliações do produto se baseiam nas posições descritivas, dedutivas e de informações do mesmo. As características percebidas podem ser intrínsecas como o sabor, o aroma, a cor, a aparência e a consistência e extrínsecas, que referem-se a parte externa e que envolve o produto, tais como o ambiente, a embalagem, a marca e também o país de origem. Este estudo teve por objetivo investigar se as características intrínsecas (sabor, aroma, cor, aparência e consistência) da bebida café e às características extrínsecas associadas ao produto estimulam o consumidor em freqüentar cafeterias (ambiente especializado em café). Para tal foi realizada uma pesquisa de caráter exploratória, com levantamento de campo e bibliográfico cujos resultados foram tratados por meio da análise de conteúdo. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um roteiro de entrevistas e foram entrevistadas 87 pessoas, freqüentadores de cafeterias. As cafeterias pesquisadas estão localizadas na cidade de São Paulo sendo: duas num Shopping Center do bairro de Higienópolis e uma cafeteria em uma universidade no centro da capital. Os resultados obtidos demonstraram que o sabor, prioritariamente e, depois o aroma do café foram as características intrínsecas consideradas mais relevantes entre os respondentes. Por outro lado, um ambiente agradável, confortável e requintado foram fatores valorizados pelos entrevistados. Ambas características se mostraram complementares e estes fatores citados foram os apontados como aqueles que estimulam o consumidor a freqüentar as cafeterias.

Palavras-chave: Cafeteria. Consumo de café. Marketing serviço. Comportamento do Consumidor.

https://doi.org/10.7819/rbgn.v7i19.47
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