Submissões
O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • ORIENTAÇÕES GERAIS

    Escopo: as áreas temáticas de publicação definidas pelo Conselho Editorial da RBGN são: (i) Contabilidade e Controladoria; (ii) Estratégia; (iii) Finanças; (iv) Gestão de Pessoas, e (v) Marketing. [Escopo]

    Quantidade de autores: são permitidos no máximo 4 autores por artigo; não são permitidas alterações (remoção, inclusão e substituição) na autoria dos artigos após a submissão online. Solicitações de alteração de autoria implicam em arquivamento do artigo. No caso de manuscritos com mais de um autor, solicita-se a indicação de um autor correspondente que será o único a quem as correspondências editoriais serão encaminhadas e que poderá acompanhar o processo de submissão.

    Critérios de autoria: conforme critérios adaptados do ICMJE (1985) só deverão ser designados como autores, pessoas que tenham participado suficiententemente do desenvolvimento do trabalho, desde a concepção até a divulgação da pesquisa, de modo a assumir responsabilidade pública pelo seu conteúdo. Os créditos de autoria devem estar baseados somente em contribuições substanciais para:

    (i) concepção, planejamento, análise ou interpretação dos dados,

    (ii) redação do artigo ou sua revisão intelectual crítica,

    (iii) responsabilidade pela aprovação final para publicação.

    Todas as condições (i, ii e iii) devem ser cumpridas. Contribuições menores tais como sugestão de referências, de análise de dados ou auxílio na editoração, não garantem crédito de autoria. Estas e outras contribuições ao trabalho podem ser reconhecidas separadamente, sob a forma de “Agradecimentos”, se os autores assim o desejarem. Ressalta-se no entanto que no ato da submissão os autores não devem apresentar agradecimentos, os mesmos poderão ser acrescidos ao manuscrito após o aceite para publicação.

     

    Identificação da autoria e coautoria: o artigo não deve conter identificação do autor ou dos coautores, inclusive nas propriedades do arquivo. Se for possível identificar a autoria no corpo do texto, nas referências,  ou nas propriedades do arquivo, o artigo será arquivado.

    Originalidade do artigo: o artigo deve ser inédito, não estando sob avaliação para publicação e/ou publicado em outro veículo de divulgação, excetuando-se trabalhos publicados em anais de congressos e também derivados de teses e dissertações. Nos casos de publicação anterior em anais, só serão admitidos que contenham avanços substanciais em relação à versão apresentada nos eventos. Nos casos de artigos derivados de teses e dissertações, o primeiro autor do artigo deve ser o mesmo trabalho original, ainda que admita-se a inserção de outros autores. Em ambos os casos, as versões anteriores à publicação na RBGN deverão ser referenciadas, portanto, solicitamos aos autores que durante a submissão apresentem (nome, edição, local e data do evento) e (título, autor, instituição e ano da tese/dissertação).  

    Plágio: Os conteúdos dos artigos assinados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores. Ao submeterem um artigo, o(s) autor(es) garante(m) que o mesmo não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorais ou outro direito de terceiro.  A RBGN utiliza o CrossCheck (software antiplágio desenvolvido pela iThenticate como iniciativa da CrossRef) para combater o plágio acadêmico e profissional, verificando a originalidade de artigos em processo de submissão e publicados. Caso seja caracterizado plágio no artigo submetido à RBGN, o artigo será arquivado e os autores ficarão impedidos de submeterem artigos para a revista por um período de cinco anos. Para maiores informações sobre o CrossCheck acesse: http://www.crossref.org/crosscheck.html.

    Traduções: A RBGN aceita artigos em inglês, português e espanhol. No entanto, a prioridade editorial é pelo idioma inglês. Assim, os autores que tiverem artigos aceitos para publicação redigidos em português ou espanhol, deverão encaminhar além do manuscrito original, uma versão do texto devidamente traduzida e revisada para o inglês.

    Indicação de financiamento: artigos aprovados para publicação, que tenham recebido apoio financeiro e/ou outros incentivos para pesquisa, deverão apresentar os devidos agradecimentos a serem inseridos como como nota final.

     

    Conformidade com as Políticas de Ciência Aberta (Open Science): Autores precisam preencher a Declaração de Ciência Aberta da RBGN. A Declaração de Ciência Aberta completamente preenchida deve ser inserida como documento suplementar durante o processo de submissão.

    A RBGN aceita a submissão de artigos que tenham sido depositados e/ou publicados em servidores Preprint (Ex. Scielo Preprints).

    Comprometida com a política de compartilhamento de dados, a RBGN solicita aos autores que utilizem um repositório público de código aberto (ex. Harvard Dataverse). A RBGN incentiva fortemente os autores a disponibilizar todos os dados associados à sua submissão, de acordo com os princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, and Reusable).

    A partir de janeiro de 2021, exceto em situações autorizadas pela equipe editorial, será obrigatório o compartilhamento de dados e materiais da pesquisa submetida segundo as diretrizes apresentadas nas tabelas 1 e 2. É também obrigatória a citação dos dados suplementares no decorrer do texto. Ou seja, se alguma informação suplementar (uma base de dados ou um roteiro de entrevistas por exemplo) for inserida na escrita do texto, é preciso mostrar qual arquivo suplementar está sendo mencionado (Ex.: Documento suplementar 1; Documento Suplementar 2...).

    Para a RBGN é obrigatório informar se os dados foram utilizados em artigo(s) ou preprint(s) publicado previamente, sendo necessário compartilhar o(s) respectivo(s) número(s) DOI.

    A RBGN solicita aos autores o compartilhamento em repositório público de dados de todas as informações necessárias para reproduzir as pesquisas submetidas, incluindo informações que estejam apenas implícitas no artigo. Tais informações serão apenas divulgadas junto a eventual publicação definitiva do artigo. A aprovação definitiva dos artigos está condicionada ao recebimento e verificação dos dados e materiais abertos.

     

    Tabela 1: Demanda para compartilhamento (origem dos dados)

    Tipos de dados

    Demanda de compartilhamento

    Dados primários*

    Obrigatório

    Dados secundários

    Obrigatório

    Dados reutilizados

    Obrigatório

    Dados proprietários**

    Apresentar, se possível, códigos e comandos para acessar dados na fonte original

    Apresentar título das variáveis/dados conforme definido pela fonte original

    * Eventualmente, em função da justificativa, podem ser dispensados

    **Informações oriundas de bases de dados (ex: Economática, KLD, Eikon...)

    Tabela 2: Demanda para compartilhamento (Procedimentos Metodológicos)

    Métodos

    Demandas da RBGN

    Quantitativos

    Apresentar modelos mencionados no texto (utilizados ou apenas mencionados)

    Apresentar comandos (e resultados) utilizados em softwares (ex: do-file no Stata)

    Qualitativos

    Apresentar todos os procedimentos metodológicos implícitos na pesquisa

    Apresentar protocolos citados, mas não apresentados no artigo (ex: questionários, roteiros de entrevista, pré-testes)

    Apresentar outputs de softwares utilizados na pesquisa (ex: Nvivo, Atlas.Ti)

  • DOCUMENTAÇÃO SUPLEMENTAR

    Biografia dos autores: é OBRIGATÓRIO que os autores enviem no ato da submissão, a título de documentação suplementar, a biografia de todos os autores, informando ORCID, nome, titulação, afiliação institucional, cidade/país de origem e titulação conforme modelo abaixo:

    https://rbgn.fecap.br/public/journals/1/Biografiadosautores.docx

    Resumo Estruturado: é OBRIGATÓRIO que os autores enviem no ato da submissão, a título de documentação suplementar, um resumo estruturado dos artigos no idioma do mesmo (com limite máximo de 250 palavras), conforme modelo padronizado da RBGN .Os autores devem ser ordenados conforme o nível de envolvimento e contribuição para o manuscrito.

    https://rbgn.fecap.br/public/journals/1/Structure_Abstract_RBGN_2019.docx

    Formulário de conformidade de ciência aberta: É OBRIGATÓRIO o envio do formulário preenchido no ato da submissão.

    https://rbgn.fecap.br/public/journals/1/RBGN-OpenScienceForm02.docx

    Outros documentos acessórios: sugerimos fortemente aos autores que submetam como documentação acessória (em um arquivo separado do manuscrito original) bancos de dados, materiais e programas de computador utilizados na pesquisa e que fundamentam o artigo. Nosso objetivo com esta solicitação é contribuir para a reprodutibilidade das pesquisas e reutilização de dados, resguardada a devida citação ao artigo correspondente.

  • NORMAS DE FORMATAÇÃO DO TEXTO

    As regras gerais de estilo e formatação de artigos científicos para a revista estão no Manual APA: regras gerais de estilo e formatação de trabalhos acadêmicos (2016), desenvolvido pela Biblioteca da FECAP [link]

    • Tamanho: os manuscritos deverão possuir no mínimo 4000 e no máximo 8000 palavras (inclusive referências bibliográficas, quadros, tabelas e ilustrações).
    • Papel: A4 (29,7 x 21 cm)
    • Margens: Superior e esquerda 3 cm; inferior e direita 2 cm.
    • Editor de texto: Word for Windows 6.0 ou superior.
    • Fonte: Times New Roman, tamanho 12.
    • Espaçamento: 1,5 cm entre linhas.
    • Parágrafos: alinhamento justificado, com recuo na primeira linha de 1,25 cm além da margem normal.
    • Seções e subseções: as seções e subseções deverão apresentar indicadores numéricos, precedendo seus títulos (1.1, 1.2, 1.2.1); os formatos de títulos deverão obedecer às indicações da página 14 do “Manual APA: regras gerais de estilo e formatação de trabalhos acadêmicos” da Biblioteca da FECAP [link].
    • Palavras estrangeiras: palavras em outros idiomas devem aparecer em itálico.
    • Citações: devem ser apresentadas no corpo do texto empregando o sistema autor-data, ou seja, sobrenome do autor, vírgula e o ano de publicação. A numeração da página só é colocada quando há uma citação direta. As regras gerais de estilo e formatação para apresentação de citações podem ser verificadas no “Manual APA: regras gerais de estilo e formatação de trabalhos acadêmicos” da Biblioteca da FECAP [link].
    • Citações diretas: Se a citação compreende menos de 40 palavras, incorpore-a ao texto e coloque entre aspas duplas. As citações com mais de 40 palavras, devem ser apresentadas em um bloco de texto separado sem aspas. Verifique o Modelo na página 34 do “Manual APA: regras gerais de estilo e formatação de trabalhos acadêmicos” da Biblioteca da FECAP [link].
    • Tabelas e figuras: tabelas (são informações numéricas ou textuais, organizadas em colunas e linhas); figuras (são desenhos, gráficos, fluxogramas, fotografias, ilustrações, mapas, etc.), devem ser inseridas no corpo do texto, o mais próximo possível do trecho a que se referem e estar em preto e branco, pois a versão impressa da revista não é colorida. As regras gerais de estilo e formatação de ilustrações para artigos científicos estão nas páginas 53 até 62 do “Manual APA: regras gerais de estilo e formatação de trabalhos acadêmicos” da Biblioteca da FECAP [link].
    • Notas: A RBGN não utiliza notas de rodapé. Caso sejam necessários, tais comentários deverão ser incluídos como notas de final de texto, numeradas sequencialmente no corpo do texto e apresentadas no final do artigo antes da lista de referências. As notas de agradecimento, ou outras que identifiquem a autoria, poderão ser acrescentadas na versão final, caso o artigo seja aprovado para publicação.
    • Redação: o texto submetido para artigo com um autor pode ser redigido na primeira pessoa do singular ou no estilo impessoal, e o artigo com mais de um autor pode ser redigido na primeira pessoa do plural ou no estilo impessoal. O estilo adotado deve ser mantido ao longo de todo o texto.
    • Paginação: Incluir o número de páginas (em algarismos arábicos) no canto superior direito.
    • Referências: a lista de referências citadas ao longo de todo o texto deve ser apresentada no final do artigo, em espaçamento simples, organizada em ordem alfabética pelo sobrenome do autor (e cronológica quando for o caso), de acordo com as regras gerais de estilo e formatação disponíveis no “Manual APA: regras gerais de estilo e formatação de trabalhos acadêmicos” da Biblioteca da FECAP [link]. A exatidão das referências e citações são de responsabilidade do (s) autor (es) do artigo. 
  • ESTRUTURA TEXTUAL

    Título: deve ser apresentado na primeira página, fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito e centralizado.

    Corpo do Texto: a redação deverá incluir: introdução, revisão de literatura, procedimentos metodológicos, apresentação e análise dos resultados, conclusão e referências. Ensaios teóricos deverão preferencialmente apresentar um nítido recorte teórico do problema de pesquisa, com respectiva revisão da literatura de acordo com o estado da arte, e, construir proposições que signifiquem um avanço na teoria abordada. Pesquisas bibliométricas e revisões sistemáticas sem as devidas formulações de proposições não são aceitas para publicação na RBGN.

    Apêndices/instrumentos de pesquisa: baseado nos critérios de permanência dos periódicos na Coleção Scielo Brasil (2017) e por determinação de seu Conselho Editorial, a RBGN a partir de janeiro de 2018, tornou OBRIGATÓRIA a inclusão (como apêndice) dos instrumentos utilizados nas pesquisas, a saber:

    (i)            questionários

    (ii)           roteiros de entrevistas

    (iii)          escalas

    (iv)         critérios de codificação, e afins.

    A apresentação do(s) apêndice(s) deve ser concisa, mas não abreviada. Cada apêndice deve possuir um título, digitado em letras maiúsculas, centralizadas e em negrito. Múltiplos apêndices devem ser identificados como APÊNDICE A, APÊNDICE B, etc.

    O objetivo desta medida é contribuir para a reprodutibilidade das pesquisas.

    Os autores que não atenderem a este quesito terão seus manuscritos rejeitados na avaliação de formato (etapa preliminar ao desk-review).

    (*) Ressaltamos que os apêndices não são considerados no limite de palavras estabelecido.  

  • CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO

    Os critérios para a avaliação dos artigos levam em consideração:

    1)    a relevância do tema

    2)    a originalidade da contribuição para as áreas de Administração ou Contabilidade

    3)    a relevância da contribuição teórica

    4)    a clareza do texto

    5)    a adequação da bibliografia

    6)    a estruturação e o desenvolvimento teórico

    7)    a metodologia utilizada

    8)    a discussão dos resultados e conclusões com a literatura pertinente

  • PROCESSO DE AVALIAÇÃO

    O processo de avaliação dos artigos submetidos à RBGN ocorre nas seguintes etapas:

    - Verificação preliminar: a secretaria editorial verifica a consistência dos dados cadastrais e observância das normas de submissão. Se aprovados os manuscritos são direcinados para a próxima fase, o desk-review.

    - Desk-review: nesta fase o Editor analisa o formato científico do manuscrito quanto aos objetivos, marco teórico, linguagem e metodologia, verificando o enquadramento do artigo ao escopo editorial da revista e o potencial de contribuição da pesquisa. Essa tarefa é dividida entre o editor geral e os editores adjuntos, cada qual em sua área de especialidade. Se aprovados pelos editores os artigos são direcionados para o double blind review.

    -  Double blind review: o artigo e demais documentos suplementares são encaminhados a pelo menos dois avaliadores com título de doutor, que não possuam qualquer espécie de vinculação com os autores do manuscrito e que tenham experiência no tema e/ou métodos em questão, para a devida avaliação;

    - Após o trabalho receber os pareceres oriundos do estágio double blind review, o editor envia aos autores o resultado por e-mail, que poderá referir-se a uma das três situações seguintes:

    • Aprovação: o artigo foi aceito para publicação e os autores deverão tomar as demais providências cabíveis, mencionadas nestas diretrizes, para que o mesmo seja publicado.
    • Revisão: os autores deverão realizar as adequações sugeridas, ou apresentarem as devidas argumentações para não procederem. As versões dos autores visando atender as revisões solicitadas pelos pareceristas deverão sempre ser acompanhadas de uma respectiva minuta esclarecendo as alterações atendidas e explicando as razões das não atendidas. O prazo de entrega do artigo revisado é determinado pelo editor e informado aos autores em função da revisão solicitada. Após a entrega do artigo revisado, o mesmo é novamente submetido aos pareceristas para verificação das alterações. A revisão poderá envolver várias rodadas até que se chegue ao parecer final de aprovação ou rejeição do manuscrito.
    • Rejeição: o artigo não foi aceito para publicação conforme justificativa apresentada pelo editor embasada na avaliação dos pareceristas, que refletem as melhorias a serem realizadas no texto.

    - Cabe ao Editor, após o parecer dos avaliadores, revisar e aprovar a versão final do trabalho.

    - Durante todo o processo editorial os autores podem acompanhar o status da avaliação, podendo inclusive recorrer de decisões.

    *Os casos não previstos nestas diretrizes serão tratados pelo Editor-Chefe da RBGN, e pelo Conselho Editorial quando assim se fizer necessário.

  • VERIFICAÇÃO DE CONFORMIDADE 

    Como parte do processo de submissão, os autores deverão verificar a conformidade em relação a todas as diretrizes para submissão. Portanto, é impreterível verificar se:

    1. O arquivo da submissão e o resumo estruturado estão em formato Microsoft Word, sem qualquer possibilidade de identificação de autoria.
    2. Todos os padrões de estilo, formatos e requisitos descritos em Diretrizes para Autores foram integralmente seguidos.
    3. O manuscrito foi submetido exclusivamente à RBGN e não está publicado ou sob avaliação em nenhum outro periódico.
    4. A documentação suplementar foi devidamente preparada e anexada à submissão.
    5. Os autores leram todas as diretrizes de submissão e encontram-se de acordo com as mesmas, inclusive no que tange as normas éticas e direitos autorais.

Diretrizes para Autores

A RBGN aceita apenas artigos inéditos de autores brasileiros e/ou estrangeiros, referentes a problemas nacionais ou internacionais, nas áreas de Administração e Contabilidade (de acordo com o escopo editorial) escritos em português, inglês ou espanhol e que possuam, preferencialmente, longevidade de utilização e pertinência no cenário da gestão das organizações.

A prioridade editorial é de artigos que apresentem relevante contribuição teórica para a literatura de Administração e Contabilidade.

Artigos de revisão de literatura também devem seguir nossa prioridade editorial, trazendo uma contribuição teórica clara. Artigos de revisão cujo propósito principal é apenas a realização da revisão em si são considerados fora do escopo da RBGN.

A redação dos artigos deve apresentar estilo claro, conciso e objetivo, respeitando o padrão acadêmico de referenciação dos conceitos e ideias. Ao escrever o artigo, sugere-se que os autores optem por dar ênfase aos procedimentos metodológicos, ao tratamento dos dados e às conclusões, reforçando, assim, os tópicos que são contribuições stricto sensu do(s) autor(es) à área de gestão.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.