As estruturas de valores de Hofstede e Schwartz são igualmente preditivas em diferentes contextos?
PDF (English)
PDF

Palavras-chave

Dimensões culturais
Hofstede
Schwartz
comércio
divergência de consumo.

Como Citar

Ng, S. I., & Lim, X. J. (2018). As estruturas de valores de Hofstede e Schwartz são igualmente preditivas em diferentes contextos?. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 21(1), 33–47. https://doi.org/10.7819/rbgn.v0i0.3956

Resumo

Objetivo – Este estudo utiliza as dimensões culturais bipolares (ou seja,
as estruturas de valores de Hofstede e Schwartz) para prever o comércio
entre países e o comportamento de consumo.


Metodologia – A análise contida neste artigo foi baseada em dados
secundários. Consequentemente, faltaram alguns dados, o que limitou o
número de países que poderiam ser examinados em termos de aspectos
comerciais e de consumo. Regressões passo a passo foram realizadas
para testar as hipóteses.

 

Resultados – Este estudo identificou que a distância igualitária e
hierárquica prevê negativamente o comércio, corroborando a ideia
de que a similaridade cultural impulsiona o comércio. Além disso,
o estudo sugeriu que a divergência de consumo é mais provável
do que a convergência de consumo. Os valores culturais puderam
prever o consumo mesmo com a renda controlada, sugerindo que os
consumidores desejam expressar seus sistemas de valores por meio do
consumo quando possuem os meios financeiros para fazê-lo.


Contribuições – A análise empírica ilustrou que as dimensões culturais
bipolares dessas estruturas predizem o comportamento do comércio
e de consumo de maneira diferente, fornecendo evidências sobre a
aplicabilidade das estruturas culturais em diferentes contextos.

https://doi.org/10.7819/rbgn.v0i0.3956
PDF (English)
PDF

Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.

Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]

As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.

Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.

A revista adota o padrão de licença  CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.