O Enigma Corporativo: Como Combinar Pessoas e Processos para Melhorar o Desempenho da Empresa
PDF (English)
PDF

Como Citar

Rathakrishnan, T., Ng, S. I., Ho, J. A., & Zawawi, D. (2021). O Enigma Corporativo: Como Combinar Pessoas e Processos para Melhorar o Desempenho da Empresa. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 23(2), 226–251. https://doi.org/10.7819/rbgn.v23i2.4099

Resumo

Objetivo – Um dos desafios do mundo dos negócios é maximizar a eficácia e o desempenho de uma empresa. Este estudo propõe que a combinação certa de pessoas (com abertura para a mudança e valores de autotranscedência) e processos (effectuation, ou efetuação) resultaria em comportamento e desempenho inovadores por parte da empresa.

Referencial teórico – O processo de efetuação tem se mostrado útil na promoção da inovação, especialmente entre pequenas empresas cujos recursos são escassos. Essa relação também é verdadeira em grandes empresas, embora estas tenham mais recursos e operem em um ambiente relativamente estável.

Metodologia – Usando uma abordagem de amostragem de bola de neve, um total de 206 questionários preenchidos foram coletados online de funcionários envolvidos na tomada de decisões e processos de trabalho inovadores em empresas multinacionais de Selangor, Malásia. O PLS-SEM foi usado para analisar os dados.

Resultados – Descobriu-se que as pessoas certas (que estão abertas à mudança ou são auto transcendentes) combinadas com o processo certo (efetuação) eram preditoras positivas do comportamento inovador e do desempenho da empresa. A efetuação e o comportamento inovador também mediaram as relações entre os valores individuais e o desempenho da empresa, sugerindo que pessoas e processos devem coexistir para melhorar esse desempenho.

Implicações práticas e sociais da pesquisa – A efetuação é pouco praticada nas grandes empresas. Portanto, sugerimos que as grandes empresas incentivem o uso da efetuação por meio de treinamento. Como a prática é mais bem recebida por indivíduos abertos à mudança e auto transcendentes, esses valores também podem ser usados como critérios de contratação.

Contribuições – Este estudo contribui para a literatura ao analisar os papéis das pessoas e dos processos na otimização do desempenho da empresa, e ao identificar a efetuação e o comportamento inovador como mecanismos que vinculam os valores individuais a este desempenho.

Palavras-chave – Tomada de decisão baseada na efetuação; desempenho da empresa, valores individuais, comportamento inovador, empresas multinacionais (EMNs).

https://doi.org/10.7819/rbgn.v23i2.4099
PDF (English)
PDF