Resumo
NNos dias atuais em que o consumidor tem cada vez mais conhecimento de seu poder e os órgãos de defesa do consumidor estão a cada dia mais atuantes, o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) passa a desempenhar uma função de grande importância dentro das empresas. Nesse contexto, este artigo objetivou verificar se a prática da terceirização interfere na qualidade percebida pelo cliente usuário que utiliza o SAC por telefone. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória por meio de um levantamento com 184 entrevistados e com as 55 empresas apontadas pelos mesmos, sendo que os dados resultantes foram tratados através de técnicas estatísticas. Para efeito da pesquisa, três aspectos do SAC foram considerados: os operacionais (contato telefônico), os humanos (atendimento) e os da empresa (responsivos). Na amostra pesquisada, observou-se que esses aspectos quando tratados individualmente, apenas um, aquele relativo aos aspectos humanos, apresenta indícios de haver maior satisfação do cliente usuário do SAC. Relativamente aos outros dois aspectos: os operacionais e os da empresa - os resultados encontrados indicam que não há influência na satisfação do cliente usuário quanto à natureza do SAC (próprio, terceirizado ou misto). Agora, quando os aspectos de atendimento (operacionais e humanos) são considerados um fator único, os resultados apontam uma diferença significativa indicando uma maior satisfação dos respondentes quando atendidos por SAC próprio.
Palavras-chave: Serviço de atendimento ao consumidor. Satisfação do cliente. Terceirização. Marketing.
Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.
Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]
As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.
Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.
A revista adota o padrão de licença CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.