Resumo
O objetivo do presente artigo é investigar a relação existente entre os pressupostos da Teoria da Troca entre Líder e Membro – LMX e a diversidade de gênero. Para tanto, foi utilizado um questionário denominado LMX-MDM, desenvolvido por Liden e Maslyn (1998). O instrumento é composto de 11 assertivas que mensuram a multidimensionalidade da LMX. O questionário passou pelo processo de tradução reversa e foi aplicado a uma amostra de estudantes da Universidade Presbiteriana Mackenzie, localizada na cidade de São Paulo. A amostra foi composta de 241 alunos sendo que 124 (51,5%) são homens e 117 (48,5%) são mulheres. Os dados obtidos foram submetidos às técnicas uni e multivariadas, e os resultados revelaram que, na amostra pesquisada, os sujeitos percebem as dimensões afeto, lealdade, contribuição e respeito profissional conforme os pressupostos da LMX e que as pessoas do gênero feminino sentem-se mais participantes do endogrupo do que as pessoas do gênero masculino.
Palavras-chave: Diversidade. Gênero. Liderança.
Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.
Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]
As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.
Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.
A revista adota o padrão de licença CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.