Resumo
Considerando a grande importância que a marca representa na estratégia de marketing das organizações, muitas delas buscam utilizar a marca como um diferencial competitivo, para que sejam percebidas e lembradas pelo consumidor e se tornem um fator de influência no momento da compra do produto. Ser uma marca top of mind é uma posição desejada pelas empresas em geral. Neste contexto, o presente artigo tem como objetivo fazer um comparativo de três pesquisas top of mind realizadas no Brasil entre agosto de 2003 e março de 2004, visando a investigar a existência de um padrão na escolha do método de amostragem nas pesquisas em foco, uma vez que a amostra revela as características do público que mais se lembra da marca da empresa ou do concorrente, informação levada em consideração na estratégia de marketing das organizações que recorrem a este tipo de pesquisa. Os levantamentos analisados foram realizados pelo Datafolha Instituto de Pesquisas, pelo Instituto Mapa e pela Universidade Federal do Paraná/Consultoria Jr. Os resultados mostram que não há um padrão entre os métodos de amostragem adotados pelas pesquisas em foco, o que pode ser explicado em função das diversas variáveis que envolvem a escolha da técnica de amostragem.
Palavras-chave: Top of mind. Metodologia de pesquisa. Amostragem.
Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.
Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]
As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.
Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.
A revista adota o padrão de licença CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.