Diferenças e Semelhanças nos Métodos de Amostragem de Pesquisas Top of Mind: um estudo comparativo
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Palavras-chave

Top of mind. Metodologia de pesquisa. Amostragem.

Como Citar

Arantes, E. C., Silva, W. V. da, & Kato, H. T. (2007). Diferenças e Semelhanças nos Métodos de Amostragem de Pesquisas Top of Mind: um estudo comparativo. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 8(22), 37–45. https://doi.org/10.7819/rbgn.v8i22.67

Resumo

Considerando a grande importância que a marca representa na estratégia de marketing das organizações, muitas delas buscam utilizar a marca como um diferencial competitivo, para que sejam percebidas e lembradas pelo consumidor e se tornem um fator de influência no momento da compra do produto. Ser uma marca top of mind é uma posição desejada pelas empresas em geral. Neste contexto, o presente artigo tem como objetivo fazer um comparativo de três pesquisas top of mind realizadas no Brasil entre agosto de 2003 e março de 2004, visando a investigar a existência de um padrão na escolha do método de amostragem nas pesquisas em foco, uma vez que a amostra revela as características do público que mais se lembra da marca da empresa ou do concorrente, informação levada em consideração na estratégia de marketing das organizações que recorrem a este tipo de pesquisa. Os levantamentos analisados foram realizados pelo Datafolha Instituto de Pesquisas, pelo Instituto Mapa e pela Universidade Federal do Paraná/Consultoria Jr. Os resultados mostram que não há um padrão entre os métodos de amostragem adotados pelas pesquisas em foco, o que pode ser explicado em função das diversas variáveis que envolvem a escolha da técnica de amostragem.

Palavras-chave: Top of mind. Metodologia de pesquisa. Amostragem.

https://doi.org/10.7819/rbgn.v8i22.67
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