Proposta de um Modelo Conceitual de Valor de Marca na Nova Lógica de Serviços
PDF

Palavras-chave

Valor de marca. Serviços. Nova lógica.

Como Citar

D’Avila Gonçalves, L. C., Garrido, I. L., & Damacena, C. (2010). Proposta de um Modelo Conceitual de Valor de Marca na Nova Lógica de Serviços. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 12(36), 341–357. https://doi.org/10.7819/rbgn.v12i36.641

Resumo

O estudo sobre valor de marca é considerado um dos pontos centrais da gestão estratégica de marketing (WEBSTER JUNIOR, 2005). Muita ênfase tem sido dada aos estudos deste tema em relação aos serviços, por apresentarem características que os diferenciam dos produtos (BERRY, 2000). Além disso, Vargo e Lusch (2004a) propõem uma nova forma de estudar os serviços, inspirado no deslocamento de uma lógica em que os bens tangíveis são o ponto central para uma lógica na qual os aspectos intangíveis e a interação com o consumidor são centrais (Nova Lógica Dominante de Serviços). Nessa proposta, a marca é um ponto esquecido pelos autores, apesar de sua reconhecida relevância (BRODIE; GLYNN; LITTLE, 2006). O objetivo deste artigo é propor um modelo conceitual de antecedentes do valor de marca em serviços nessa nova abordagem. Por meio de uma pesquisa exploratória, é apresentada uma revisão teórica sobre valor de marca e sobre os elementos desta nova lógica dominante. Um conjunto de antecedentes do valor de marca nesse contexto é proposto, com base no modelo de Berry (2000), mantendo os elementos indicados pelo autor (Marca apresentada pela empresa, Comunicação externa, e Experiência do consumidor com a empresa), e indicando a inclusão dos elementos Personalidade de marca e Co-criação. Como resultado, o estudo oferece um modelo que pode servir de base para uma nova perspectiva de gestão e de pesquisas sobre valor de marca em serviços.

Palavras-chave: Valor de marca. Serviços. Nova lógica.

https://doi.org/10.7819/rbgn.v12i36.641
PDF

Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.

Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]

As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.

Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.

A revista adota o padrão de licença  CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.