Resumo
Este artigo traz uma visão do que é o VoIP, assim como suas principais aplicações, os fatores que as empresas buscam para minimizar custos em telefonia, as vantagens e desvantagens, a agregação de novas tecnologias, como WI-FI e o VOIP, e o futuro da telefonia no Brasil. Serão analisadas as diferenças entre Telefonia IP e VOIP paralelamente, e será tratada como base e estudo de caso a empresa General Motors do Brasil. O objetivo é mostrar o conteúdo que envolve essa inovadora tecnologia. Podemos dizer que a vontade de abordar esse tema foi despertada não somente por ser uma tecnologia inovadora que vem substituindo a telefonia convencional reduzindo os custos das empresas e trocando serviços e equipamentos obsoletos por uma série de novos serviços e oferecendo muitos recursos e benefícios, mas nos chamou a atenção também pelo fato de ser uma tecnologia que está revolucionando o mercado de telecomunicações, já que as empresas de telefonia prestadoras de serviços consomem uma boa parte da renda das empresas e pessoas, e também por exigir, nesse período de transição, muita habilidade em adequar as necessidades do cliente ao uso dessas ferramentas.
Palavras-chave: Estratégia. VoIP. Tecnologia de informação (TI). Telefonia. Competitividade.
Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.
Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]
As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.
Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.
A revista adota o padrão de licença CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.