Resumo
O objetivo do trabalho é investigar a afirmativa orientadora de que a Internet influencia as mudanças estratégicas das empresas. O tema é relevante, já que há indícios de que a Internet evolui rapidamente de uma ferramenta de comunicação para uma ferramenta diagnóstica e prognóstica, abrindo campos de ações competitivas. A pesquisa bibliográfica revelou uma lacuna na relação entre mudanças estratégicas e sinais de mercado oriundos da Internet. Para a pesquisa de campo, foi desenvolvido um instrumento específico para a investigação dessa relação e escolheu-se o ramo imobiliário, por suas características adequadas ao uso da Internet. Os resultados da pesquisa, com 67 técnicos do ramo imobiliário, revelaram a existência de uma clara compreensão sobre a importância estratégica da Internet, sustentando a afirmativa orientadora. Como contribuição metodológica, criou-se um instrumento que tem aplicabilidade e deve ser aperfeiçoado. Os resultados abrem perspectivas de discussões teóricas sobre o uso estratégico da Internet em vários campos de negócios, bem como possibilita um leque de pesquisas sobre cada uma das variáveis do instrumento.
Palavras-chave: Mudanças estratégicas. Internet. Marketing estratégico. Mercado imobiliário.
Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.
Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]
As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.
Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.
A revista adota o padrão de licença CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.