Resumo
O presente artigo busca entender, na gestão de rede de negócios, a importância da estrutura organizacional formal para o sucesso da rede e como ela influencia esse resultado. A partir de uma profunda pesquisa bibliográfica sobre o tema, observamos que os autores são muito divergentes. A grande maioria considera que a estrutura formal impede a funcionalidade das redes, dentro de sua própria concepção. Para fundamentar essa idéia, usamos dois casos distintos na busca da estrutura de cada caso e seus efeitos no desempenho da rede. O resultado foi que a estrutura tem seu papel de destaque e nem sempre pode ser dispensada. Como objetivo secundário, propomos ampliar essa pesquisa envolvendo outros casos e outras variáveis, além das estudadas: poder, comunicação, liderança e cultura.
Palavras-chave: Gestão de redes. Estrutura em redes. Variáveis da estrutura. Casos de redes.
Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.
Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]
As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.
Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.
A revista adota o padrão de licença CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.