Estratégia de Diferenciação no Mercado Brasileiro de Café
PDF
PDF (English)
PDF (Español (España))

Palavras-chave

Café. Diferenciação. Demanda. Estratégia.

Como Citar

Saes, M. S. M., Escudeiro, F. H., & Silva, C. L. da. (2007). Estratégia de Diferenciação no Mercado Brasileiro de Café. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 8(21), 24–32. https://doi.org/10.7819/rbgn.v8i21.58

Resumo

Este artigo tem como objetivo verificar se as estratégias de diferenciação das empresas de torrefação e moagem por meio de novas tecnologias de produto têm sido percebidas pelos consumidores brasileiros. Para isso, foi correlacionado o perfil da demanda com a evolução de consumo (preço e quantidade) dos diferentes tipos de café, adquiridos a partir de dados mensais de 2002 a 2004, classificados em grupos de produtos: café Gourmet, Tradicional moído e moído a Vácuo puro. Os principais resultados mostraram uma mudança comportamental, ainda que singela, no período analisado. Os cafés Gourmet e a Vácuo ganharam mercado em relação ao produto tradicional, uma vez que apresenta maior valor agregado. Considerando a pequena modificação da restrição orçamentária no período em análise na região estudada, concluiu-se que a mudança estratégica permitiu ampliar a participação do café na cesta de produto dos consumidores a partir do valor adicionado, conquistado pela diferenciação nas características, principalmente, sensorial do produto.

Palavras-chave: Café. Diferenciação. Demanda. Estratégia.

https://doi.org/10.7819/rbgn.v8i21.58
PDF
PDF (English)
PDF (Español (España))

Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.

Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]

As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.

Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.

A revista adota o padrão de licença  CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.