Jogos de Empresas com Foco em Marketing Estratégico: uma análise fatorial da percepção dos participantes
PDF
PDF (English)
PDF (Español (España))

Palavras-chave

Jogos de empresas. Marketing. Estratégia. Andragogia.

Como Citar

Hemzo, M. A., & Lepsch, S. L. (2007). Jogos de Empresas com Foco em Marketing Estratégico: uma análise fatorial da percepção dos participantes. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 8(20), 23–33. https://doi.org/10.7819/rbgn.v8i20.53

Resumo

Este artigo apresenta os resultados obtidos em um estudo de identificação de valores, atitudes e opiniões de 60 graduandos que participaram do curso diurno de “Gerência de Produtos, Serviços e Mercados” da FEA-USP, ministrado no primeiro semestre de 2005, utilizando-se o Jogo de Empresas MARKSTRAT. Seu objetivo foi o de avaliar o uso de ferramentas de ensino mais participativas, criativas e vivenciais, como os Jogos de Empresas, em termos de sua experiência final, comparativamente as proposições identificadas na revisão bibliográfica. Os resultados demonstraram que o uso de Jogos de Empresas como ferramenta de ensino andragógico estimula as habilidades técnicas estabelecidas como objetivos de ensino da disciplina, como as habilidades decisórias de marketing e estratégia, baseadas em informações e com perspectivas balanceadas de curto e longo prazo. Já habilidades relativas a trabalho e relacionamento em grupo (que não estavam contempladas especificamente nos objetivos da disciplina) receberam avaliação indiferente, sugerindo que o papel do professor continua sendo importante na utilização adequada e planejada destas ferramentas para melhor aproveitar seu grande potencial. Estes resultados também sugerem que equipes transdisciplinares poderiam aumentar a produtividade do uso desta ferramenta.

Palavras-chave: Jogos de empresas. Marketing. Estratégia. Andragogia.

https://doi.org/10.7819/rbgn.v8i20.53
PDF
PDF (English)
PDF (Español (España))

Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.

Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]

As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.

Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.

A revista adota o padrão de licença  CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.