Resumo
Para medir, avaliar ou quantificar informações financeiras, patrimoniais, de auditorias, arbitragens e controladoria, peculiares ao setor privado ou público, o profissional ou pesquisador precisará atentar para os critérios de significância e precisão dos instrumentos de medidas que irá utilizar: validade, ou validez e confiabilidade ou fidedignidade. O critério da validade diz respeito à capacidade do instrumento em medir de fato o que se propõe medir, enquanto a confiabilidade está relacionada com a constância dos resultados obtidos quando o mesmo indivíduo, ou objeto é avaliado, medido ou quantificado mais do que uma vez. Sem a devida atenção a essas características, as medidas coletadas, ou as aferições patrimoniais não serão merecedoras de crédito e de significância. Este artigo tem o objetivo de apresentar, explicar, exemplificar e discutir critérios para indicação do grau de confiabilidade: técnica do teste-reteste; técnica de formas equivalentes; metades partidas (split-half); confiabilidade a partir de avaliadores; coeficiente alfa de Cronbach, bem como técnicas para evidenciação da validade: validade aparente; de conteúdo; de critério; de constructo e validade total. São mostradas ilustrações dos critérios de avaliação e evidenciação da confiabilidade e validade nas Ciências Contábeis.
Palavras-chave: Confiabilidade. Validade. Medidas. Ciências contábeis. Avaliação.
Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.
Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]
As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.
Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.
A revista adota o padrão de licença CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.