Live and online music festivals in the COVID-19 era: analysis of motivational differences and value perceptions
pdf (English)
pdf

Como Citar

Perez-Monteagudo, A., & Curras-Perez, R. (2022). Live and online music festivals in the COVID-19 era: analysis of motivational differences and value perceptions. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 24(3). https://doi.org/10.7819/rbgn.v24i3.4196

Resumo

Objetivo – Esta pesquisa tem três objetivos: identificar se existem diferenças
motivacionais entre participar de festivais de música ao vivo e online, saber se
essas motivações variam de acordo com as características sociodemográficas dos
participantes e analisar a cadeia valor percebido-satisfação-intenções comportamentais
em ambos os festivais.


Referencial teórico – Baseamos nossa pesquisa na teoria dos fatores push e pull das
motivações. Analisamos fatores motivacionais push para participar de festivais de música
ao vivo e online. Os fatores push são benefícios psicológicos que os indivíduos percebem
que vão ganhar ao participar de eventos, como entretenimento, socialização e fuga.


Metodologia – Realizamos um estudo quantitativo com 137 espanhóis que
participaram de pelo menos um festival de música ao vivo e um festival online
em 2020, durante a pandemia de COVID-19.


Resultados – Primeiro, descobrimos que música e socialização são motivações comuns
em ambos os festivais, mas fuga e novidade aparecem apenas para festivais ao vivo, e
emoção/entretenimento apenas para festivais online. Segundo, os resultados confirmaram
que não só existem diferenças motivacionais com base em variáveis demográficas dos
participantes, mas também existem diferenças com base em variáveis como tipo de
ingresso adquirido e companhia. Terceiro, este trabalho mostra que a relação valor
percebido-satisfação é mais forte em festivais online do que em festivais ao vivo.


Implicações práticas e sociais da pesquisa – Nossos resultados permitem uma
melhor compreensão dos festivais online, o que é fundamental para a implementação
de estratégias que garantam seu sucesso futuro.


Contribuições – Analisamos as diferenças motivacionais entre participar de
festivais de música ao vivo e online. Além disso, comparamos a cadeia valor
percebido-satisfação-intenções comportamentais em ambos os tipos de festival.


Palavras-chave: Motivações, festival de música, valor percebido, satisfação,
COVID-19.

https://doi.org/10.7819/rbgn.v24i3.4196
pdf (English)
pdf

Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.

Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]

As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.

Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.

A revista adota o padrão de licença  CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.