Efeitos da Responsabilidade Social Corporativa na lealdade do consumidor com a marca
PDF (English)
PDF

Palavras-chave

Keywords – Corporate social responsibility
brand loyalty
brand awareness
consumer attitude
consumer satisfaction Responsabilidade social corporativa
lealdade com a marca
percepção da marca
atitude do consumidor
satisfação do consumidor. Responsabilidade social corporativa
lealdade com a marca
percepção da marca
atitude do consumidor
satisfação do consumidor.

Como Citar

Rivera, J. J., Bigne, E., & Curras-Perez, R. (2019). Efeitos da Responsabilidade Social Corporativa na lealdade do consumidor com a marca. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 21(3), 395–415. https://doi.org/10.7819/rbgn.v21i3.4003

Resumo

Objetivo – Este trabalho analisa a influência das associações de RSC na lealdade em relação à marca. Propomos um modelo teórico que inclui o papel mediador da percepção da marca, atitude em relação à marca e satisfação do cliente no efeito da RSC sobre a lealdade, medida como um construto reflexivo de segunda ordem.

 

Metodologia – Propomos um modelo teórico estimado por meio da análise das estruturas de covariância utilizando o EQS 6.1. Os dados foram obtidos utilizando uma pesquisa online com 351 consumidores espanhóis de moda esportiva.

 

Resultados – Este estudo ilustra que as associações de RSC têm uma influência direta e positiva sobre a lealdade e uma influência indireta através de seus efeitos positivos sobre a percepção da marca e a satisfação do cliente. A atitude em relação à marca não parece desempenhar um papel significativo na influência da RSC sobre a lealdade.

 

Contribuições – Estudamos o efeito das associações de RSC, da percepção da marca, satisfação e atitude em relação à marca como motivadores da lealdade com a marca, concebida como um construto reflexivo de segunda ordem com quatro dimensões: lealdade atitudinal, intenção de compra, nível de gasto e intenção de recomendar. É importante construir estratégias relacionais de marketing que integrem a RSC com a orientação do consumidor a partir de três dimensões do modelo validado no trabalho: percepção da marca, satisfação e atitude em relação à marca.

https://doi.org/10.7819/rbgn.v21i3.4003
PDF (English)
PDF