O efeito da incubação no desempenho das empresas: um estudo comparativo na região do Centro de Portugal
PDF (English)
PDF

Palavras-chave

Incubadoras de empresas
desempenho
inovação
empreendedorismo

Como Citar

Almeida, R. I. da S., Pinto, A. P. S., & Henriques, C. M. R. (2021). O efeito da incubação no desempenho das empresas: um estudo comparativo na região do Centro de Portugal. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 23(1), 127–140. https://doi.org/10.7819/rbgn.v23i1.4089

Resumo

Objetivo – O papel das incubadoras no desempenho das empresas é um tema que vem sendo discutido na literatura. Elas ajudam a criar as condições necessárias ao desenvolvimento do empreendedorismo e da inovação empresarial, mas faltam estudos sobre sua real contribuição, especialmente em contextos como o de Portugal. As incubadoras de empresas têm sido fortes impulsionadoras do empreendedorismo e da inovação. O objetivo principal deste estudo é avaliar se a incubação de empresas oferece benefícios às empresas incubadas em relação às não incubadas, principalmente em termos de desempenho.

 

Metodologia Os dados foram coletados de empresas incubadas e não incubadas da região Centro de Portugal. Esses dois grupos de empresas (incubadas e não incubadas) foram inicialmente comparados através do teste t e do teste de Mann-Whitney. Em seguida, por meio de modelos de regressão linear, estimou-se o impacto da incubação nas variáveis de desempenho, ajustando-se pelo efeito das variáveis de controle, quando significativas.

 

Resultados Os resultados sugerem que, nos primeiros anos de vida, as empresas incubadas apresentam um nível de desempenho superior às não incubadas, efeito que diminui à medida que as empresas amadurecem.

 

Contribuições – O estudo contribui para aprofundar a compreensão do papel que as incubadoras de empresas desempenham, fornecendo mais evidências de que, nos estágios iniciais, as empresas incubadas apresentam desempenho superior às não incubadas.

https://doi.org/10.7819/rbgn.v23i1.4089
PDF (English)
PDF

Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.

Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]

As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.

Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.

A revista adota o padrão de licença  CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.