Resumo
Objetivo – Oferecer uma visão ampla sobre como a institucionalização da cooperação (via redes) através das práticas de trabalho de atores locais pode gerar impactos sociais positivos e reduzir a vulnerabilidade social.
Metodologia – Foi analisada a experiência de vários atores localizados na Amazônia brasileira que, através da cooperação para a extração e processamento da castanha do Brasil, formaram uma rede colaborativa. Os pesquisadores realizaram entrevistas com atores-chaves e estiveram imersos no campo. Documentos secundários também foram utilizados por eles na pesquisa.
Resultados – A rede de cooperação que envolve a extração e o processamento de castanha do Brasil emerge através de fases sequenciais desencadeadas por projetos colaborativos que ajudam a reduzir a vulnerabilidade social local.
Contribuições – Os autores revelam uma relação hierárquica entre os tipos de trabalho institucional. Também é mostrado que alguns tipos de trabalho institucional podem oferecer diferentes condições para o estabelecimento de redes organizacionais.
Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.
Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]
As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.
Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.
A revista adota o padrão de licença CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.