Resumen
Objetivo – Oferecer uma visão ampla sobre como a institucionalização da cooperação (via redes) através das práticas de trabalho de atores locais pode gerar impactos sociais positivos e reduzir a vulnerabilidade social.
Metodologia – Foi analisada a experiência de vários atores localizados na Amazônia brasileira que, através da cooperação para a extração e processamento da castanha do Brasil, formaram uma rede colaborativa. Os pesquisadores realizaram entrevistas com atores-chaves e estiveram imersos no campo. Documentos secundários também foram utilizados por eles na pesquisa.
Resultados – A rede de cooperação que envolve a extração e o processamento de castanha do Brasil emerge através de fases sequenciais desencadeadas por projetos colaborativos que ajudam a reduzir a vulnerabilidade social local.
Contribuições – Os autores revelam uma relação hierárquica entre os tipos de trabalho institucional. Também é mostrado que alguns tipos de trabalho institucional podem oferecer diferentes condições para o estabelecimento de redes organizacionais.
Una vez aprobada la publicación del artículo, el/los autor/es cede/n los derechos de copyright a la Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.
Es OBLIGATORIO que los autores envíen a la RBGN el formulario de Cesión de Derechos de Autor debidamente cumplimentado y firmado según el modelo: [Derechos de autor]
Las condiciones de la Cesión de Derechos de Autor indican que la Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN goza a título gratuito y en carácter definitivo de los derechos de autor patrimoniales de los artículos publicados por ella. A pesar de la Cesión de los Derechos de Autor, la RBGN faculta a los autores al uso de estos derechos sin restricciones.
Los autores se responsabilizan de los textos publicados en la RBGN.
La RBGN adopta el modelo de licencia CC-BY Creative Commons Attribution 4.0, permitiendo la redistribución y reutilización de los artículos garantizando que la autoría esté debidamente acreditada.