Resumo
A indústria de papel e celulose convive com questões de adequação da oferta à demanda que influenciam na tomada de decisão em vários elos da cadeia produtiva. A necessidade de aumento da capacidade de produção gera uma demanda por altos investimentos. Entretanto, a pressão por baixos custos requer novos investimentos em tecnologia, normalmente associados ao processo e ao produto. Com isso desenvolvem-se grandes corporações, mas que são vulneráveis ao mercado e com baixa capacidade de influenciá-lo. Na busca de compreender a dinâmica desse mercado e quais os fatores que determinam a sua competitividade, deve-se analisar como se agrega valor nesse tipo de indústria. O objetivo deste estudo foi analisar os fatores que determinam a competitividade internacional do segmento de imprimir e escrever a partir da análise comparativa da cadeia de valor das principais empresas mundiais e brasileiras deste segmento. Conclui-se, preliminarmente, que uma diferenciação essencial na agregação de valor está localizada na distribuição do produto consolidado a partir de um processo de internacionalização que permita avançar no objetivo de inovar, introduzindo-se em novos mercados, ou por meio de cooperações na cadeia que possibilitem criar novas formas de organização. Mais do que processos ou produtos, as empresas brasileiras devem preocupar-se com a forma de se organizarem e venderem seus produtos, vinculando isto a um projeto de internacionalização que efetivamente garanta ao consumidor final, presente em outro país, a percepção de um valor agregado ao produto brasileiro.
Palavras-chave: Competitividade. Cadeia de valor. Indústria de papel de imprimir e escrever.
Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.
Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]
As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.
Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.
A revista adota o padrão de licença CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.