Avaliação de Eficácia de uma Campanha de Propaganda: um estudo empírico
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Palavras-chave

Avaliação de eficácia. Campanha de propaganda. Mídia. Televisão. Busdoor.

Como Citar

Paiva, W. P. de. (2007). Avaliação de Eficácia de uma Campanha de Propaganda: um estudo empírico. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 7(17), 30–37. https://doi.org/10.7819/rbgn.v7i17.33

Resumo

Este trabalho descreve o processo de avaliação de eficácia de uma campanha de propaganda (que fez uso de dois tipos de mídia: televisão e mídia exterior – busdoor) de um produto específico em uma empresa multinacional de saúde e beleza.
Por meio da análise quantitativa, verificou-se que o uso da mídia principal (TV) apresentou uma correlação de moderada a forte com as vendas unitárias do produto ao longo da campanha e foi responsável pela geração de vendas adicionais. Já no caso da mídia de apoio (busdoor), verificou-se que ela não foi capaz de gerar um aumento nas vendas isoladamente, mas ajudou a acentuar e prolongar os efeitos da mídia principal nas vendas. A análise global da campanha mostra que esta conseguiu provocar um aumento de vendas no curto prazo, mas não alterar o nível médio de vendas anterior à mesma, conclusão essa reforçada pela análise marginal do retorno sobre o investimento que mostrou que o resultado da campanha foi insatisfatório.

Palavras-chave: Avaliação de eficácia. Campanha de propaganda. Mídia. Televisão. Busdoor.

https://doi.org/10.7819/rbgn.v7i17.33
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