Inovação e Imitação Tecnológica como Estratégia Competitiva
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Palavras-chave

Estratégia. Inovação. Imitação

Como Citar

Galhardi, A. C., & Zaccarelli, S. B. (2007). Inovação e Imitação Tecnológica como Estratégia Competitiva. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 7(17), 23–29. https://doi.org/10.7819/rbgn.v7i17.32

Resumo

Este trabalho apresenta uma visão mais precisa da questão da inovação tecnológica, em particular para a pequena e média empresa, partindo-se de um ponto de vista moderno, o da definição de Tecnologia em termos da Ciência da Complexidade, isto é um ecossistema em evolução que comporta inúmeras tecnologias existentes. De outra maneira a Inovação Tecnológica é apresentada como estratégia utilizada na pequena e média empresa, quer seja pela inovação tecnológica específica, quer seja pela imitação das recentes tecnologias existentes. Objetiva, demonstrar que A Inovação Tecnológica apresenta-se também como a solução a ser observada para resolver o problema de baixo grau de inovação tecnológica presente na pequena e média empresa brasileira, sua fragilidade e o baixo grau de desenvolvimento tecnológico das mesmas e a ausência de recursos e aportes financeiros em Pesquisa e Desenvolvimento no Brasil. O estudo baseia-se na avaliação das duas situações distintas, que em termos de Pesquisa e Desenvolvimento, não exprime diferença significativa, uma vez que na política de desenvolvimento de inovação tecnológica própria, parte geralmente de tecnologias pré-exitentes, enquanto para a política de imitação, é bastante comum a necessidade de recursos de pesquisa e Desenvolvimento, para customização da referida tecnologia. Comprova a hipótese de que em termos estratégicos a escolha mais importante que a empresa deve fazer, no que diz respeito a uma nova tecnologia é a escolha entre desenvolver internamente (inovação) ou de adotar tecnologias emergentes de sucesso (imitação).

Palavras-chave: Estratégia. Inovação. Imitação

https://doi.org/10.7819/rbgn.v7i17.32
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