Resumo
O presente artigo tem por objetivo chamar a atenção para os conceitos do marketing ortodoxo , societal e social, como forma de esclarecer possíveis deturpações geradas a partir de seus usos indiscriminados. Para tanto, apresentamos uma abordagem histórica do conceito e da prática do marketing nas organizações e sua a evolução, abrangendo assim, não só o contexto ortodoxo, como também o societal e o social. Embora a prática de marketing, seja qual for sua aplicação, utilize os mesmos instrumentos e compartilhe o objetivo vinculado à gestão de trocas, os resultados a serem atingidos são diferentes; conseqüentemente, as atividades de marketing são desenvolvidas de forma diferenciada. Cabe aqui ressaltar, que o artigo não tem a pretensão de esgotar o assunto, mas sim incitar a discussão ao seu respeito, a fim de evitar a proliferação do uso inadequado de termos referentes a conceitos específicos, o que tem contribuído negativamente para o ensino, a aprendizagem e a prática do marketing.
Palavras-chave: Marketing. Marketing societal. Marketing social.
Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.
Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]
As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.
Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.
A revista adota o padrão de licença CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.