Práticas de qualidade, responsabilidade social corporativa e o critério “resultados na sociedade” do modelo EFQM
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Palavras-chave

Gestão da qualidade
fatores críticos
resultados na sociedade
estabelecimentos de alojamento rural.

Como Citar

de la Cruz del Río-Rama, M., Álvarez-García, J., & Coca-Pérez, J. L. (2017). Práticas de qualidade, responsabilidade social corporativa e o critério “resultados na sociedade” do modelo EFQM. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 19(64), 307–328. https://doi.org/10.7819/rbgn.v0i0.3026

Resumo

Objetivo – O objetivo deste estudo é analisar se as práticas de gestão
da qualidade implementadas e realizadas pelos estabelecimentos de
alojamento rural estudados influenciam os resultados na sociedade
obtidos pelas organizações, sendo esses resultados entendidos como
a participação na mesma e o desenvolvimento da comunidade local.


Metodologia – A metodologia de trabalho consiste em uma análise
fatorial exploratória e confirmatória para aferir as propriedades
psicométricas das escalas de medida. As hipóteses de relação entre os
fatores críticos e os resultados na sociedade são examinadas utilizandose
o modelo de equações estruturais.


Resultados – O estudo evidencia a existência de uma relação frágil
entre os fatores críticos da qualidade e os resultados na sociedade dos
estabelecimentos de alojamento rural. Os resultados sugerem que a
gestão de processos é a única prática de qualidade que tem um efeito
direto sobre os resultados na sociedade. Os restantes fatores críticos são
considerados antecedentes da mesma.


Contribuições – A contribuição deste estudo, que explora o impacto
dos fatores críticos da qualidade na sociedade, é confirmar que existe
um efeito desses fatores nos resultados na sociedade (responsabilidade
social e ambiental), por meio da relação direta da gestão de processos.
Muito poucos estudos examinam essa relação.

https://doi.org/10.7819/rbgn.v0i0.3026
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