Resumo
Objetivo – Este estudo investigou se a magnitude do efeito da imagem
do país de origem (country image, CoI) na avaliação da qualidade de
produtos estrangeiros é diferente entre consumidores de países desenvolvidos
e consumidores de países em desenvolvimento.
Metodologia – Consumidores franceses, argentinos e chilenos responderam
a um questionário online. Empregamos o delineamento
intra-sujeitos a fim de examinar a associação entre diferenças em CoI
e diferenças na avaliação da qualidade de produtos estrangeiros.
Resultados – Em consonância com estudos anteriores, verificou-se
um efeito positivo de CoI sobre a avaliação da qualidade de produtos
estrangeiros. No entanto, o efeito moderador da nacionalidade do
consumidor não foi estatisticamente significativo, o que contrasta com
Hsieh (2004), que verificou que os efeitos de CoI eram mais fortes
para consumidores de países em desenvolvimento.
Contribuições – Embora vários estudos tenham investigado fatores
que afetam a preferência de consumidores por produtos domésticos
em relação a produtos estrangeiros, nosso estudo se concentrou em um
tópico pouco estudado: se há diferenças entre consumidores de países
desenvolvidos e de países em desenvolvimento quanto ao impacto
da imagem do país de origem na avaliação da qualidade de produtos
estrangeiros.
Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.
Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]
As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.
Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.
A revista adota o padrão de licença CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.