Efeito da imagem do país sobre a avaliação de produtos: papel moderador da nacionalidade do consumidor
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Palavras-chave

Efeito de país de origem
efeito de imagem do país
avaliação de produtos estrangeiros
nacionalidade do consumidor
marketing internacional.

Como Citar

Costa, C., Carneiro, J., & Goldszmidt, R. (2016). Efeito da imagem do país sobre a avaliação de produtos: papel moderador da nacionalidade do consumidor. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 18(59), 24–42. https://doi.org/10.7819/rbgn.v18i59.2474

Resumo

Objetivo – Este estudo investigou se a magnitude do efeito da imagem
do país de origem (country image, CoI) na avaliação da qualidade de
produtos estrangeiros é diferente entre consumidores de países desenvolvidos
e consumidores de países em desenvolvimento.
Metodologia – Consumidores franceses, argentinos e chilenos responderam
a um questionário online. Empregamos o delineamento
intra-sujeitos a fim de examinar a associação entre diferenças em CoI
e diferenças na avaliação da qualidade de produtos estrangeiros.
Resultados – Em consonância com estudos anteriores, verificou-se
um efeito positivo de CoI sobre a avaliação da qualidade de produtos
estrangeiros. No entanto, o efeito moderador da nacionalidade do
consumidor não foi estatisticamente significativo, o que contrasta com
Hsieh (2004), que verificou que os efeitos de CoI eram mais fortes
para consumidores de países em desenvolvimento.
Contribuições – Embora vários estudos tenham investigado fatores
que afetam a preferência de consumidores por produtos domésticos
em relação a produtos estrangeiros, nosso estudo se concentrou em um
tópico pouco estudado: se há diferenças entre consumidores de países
desenvolvidos e de países em desenvolvimento quanto ao impacto
da imagem do país de origem na avaliação da qualidade de produtos
estrangeiros.

https://doi.org/10.7819/rbgn.v18i59.2474
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