Resumen
Objetivo – Este estudo investigou se a magnitude do efeito da imagem
do país de origem (country image, CoI) na avaliação da qualidade de
produtos estrangeiros é diferente entre consumidores de países desenvolvidos
e consumidores de países em desenvolvimento.
Metodologia – Consumidores franceses, argentinos e chilenos responderam
a um questionário online. Empregamos o delineamento
intra-sujeitos a fim de examinar a associação entre diferenças em CoI
e diferenças na avaliação da qualidade de produtos estrangeiros.
Resultados – Em consonância com estudos anteriores, verificou-se
um efeito positivo de CoI sobre a avaliação da qualidade de produtos
estrangeiros. No entanto, o efeito moderador da nacionalidade do
consumidor não foi estatisticamente significativo, o que contrasta com
Hsieh (2004), que verificou que os efeitos de CoI eram mais fortes
para consumidores de países em desenvolvimento.
Contribuições – Embora vários estudos tenham investigado fatores
que afetam a preferência de consumidores por produtos domésticos
em relação a produtos estrangeiros, nosso estudo se concentrou em um
tópico pouco estudado: se há diferenças entre consumidores de países
desenvolvidos e de países em desenvolvimento quanto ao impacto
da imagem do país de origem na avaliação da qualidade de produtos
estrangeiros.
Una vez aprobada la publicación del artículo, el/los autor/es cede/n los derechos de copyright a la Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.
Es OBLIGATORIO que los autores envíen a la RBGN el formulario de Cesión de Derechos de Autor debidamente cumplimentado y firmado según el modelo: [Derechos de autor]
Las condiciones de la Cesión de Derechos de Autor indican que la Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN goza a título gratuito y en carácter definitivo de los derechos de autor patrimoniales de los artículos publicados por ella. A pesar de la Cesión de los Derechos de Autor, la RBGN faculta a los autores al uso de estos derechos sin restricciones.
Los autores se responsabilizan de los textos publicados en la RBGN.
La RBGN adopta el modelo de licencia CC-BY Creative Commons Attribution 4.0, permitiendo la redistribución y reutilización de los artículos garantizando que la autoría esté debidamente acreditada.