Resumo
Objetivo – Este artigo objetiva identificar quais são as diferenças entre os valores das marcas-país dos Estados Unidos e da China.
Método – A pesquisa foi descritiva e quantitativa, com o método de levantamento por meio de questionário autoadministrado junto a 386 respondentes brasileiros, estudantes de uma faculdade pública do estado de São Paulo.
Fundamentação teórica – As técnicas de marketing e de marca podem ser aplicadas a uma nação, sendo possível melhorar a posição competitiva do país no mercado internacional. Os estudos sobre valor de marca-país são recentes e não há um consenso na literatura sobre a natureza deste valor.
Resultados – Verificou-se que o valor da marca-país dos Estados Unidos é maior do que o valor da marca-país da China; em todas as dimensões, os Estados Unidos obtiveram médias superiores às da China, assim como no valor global.
Contribuições – Os resultados representam uma contribuição aos estudos sobre o valor da marca-país, que são novos e escassos. Do ponto de vista prático, os resultados podem ser utilizados como fonte de informação em projetos e ações de marketing internacional de países que possuem indústrias automotivas, de países que já investiram ou que querem investir, no Brasil, nas indústrias do setor automotivo, e de países exportadores de carros para o Brasil.
Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.
Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]
As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.
Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.
A revista adota o padrão de licença CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.