Valor de la marca país: una comparación entre EE.UU. y China
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de Queiroz, L., & Giraldi, J. de M. E. (2015). Valor de la marca país: una comparación entre EE.UU. y China. RBGN Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 17(57), 1193–1211. https://doi.org/10.7819/rbgn.v17i57.1964

Resumen

Objetivo – Este artigo objetiva identificar quais são as diferenças entre os valores das marcas-país dos Estados Unidos e da China.

Método – A pesquisa foi descritiva e quantitativa, com o método de levantamento por meio de questionário autoadministrado junto a 386 respondentes brasileiros, estudantes de uma faculdade pública do estado de São Paulo.

Fundamentação teórica – As técnicas de marketing e de marca podem ser aplicadas a uma nação, sendo possível melhorar a posição competitiva do país no mercado internacional. Os estudos sobre valor de marca-país são recentes e não há um consenso na literatura sobre a natureza deste valor.

Resultados – Verificou-se que o valor da marca-país dos Estados Unidos é maior do que o valor da marca-país da China; em todas as dimensões, os Estados Unidos obtiveram médias superiores às da China, assim como no valor global.

Contribuições – Os resultados representam uma contribuição aos estudos sobre o valor da marca-país, que são novos e escassos. Do ponto de vista prático, os resultados podem ser utilizados como fonte de informação em projetos e ações de marketing internacional de países que possuem indústrias automotivas, de países que já investiram ou que querem investir, no Brasil, nas indústrias do setor automotivo, e de países exportadores de carros para o Brasil.

https://doi.org/10.7819/rbgn.v17i57.1964
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