Resumo
Diferentemente do passado, pensar em inovação
atualmente remete a uma reflexão de cocriação
de valor por meio de alianças estratégicas, aproximação
com o cliente e adoção de modelos de
negócios diferenciados. Dessa forma, analisou-se e
descreveu-se, neste estudo, o processo de inovação
da empresa DSM, interligando-o aos conceitos de
estratégias de desenvolvimento organizacional e
à teoria de modelo de negócio. Trata-se de uma
pesquisa qualitativa interpretativa básica, desenvolvida
por meio de um estudo de caso único.
Permitiu-se com este estudo categorizar o modelo
de negócio da empresa como uma tipologia aberta
e desagregada, além de evidenciar sua característica
inovadora em múltiplos epicentros, o que faz
da inovação uma variável dependente da configuração
interna da empresa. Como contribuição
teórica, evidencia-se a convergência e complementariedade
da ferramenta “Business Model Canvas”
e o conceito “Funil de Inovação”, utilizados neste
estudo para analisar o caso empírico.
Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.
Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]
As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.
Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.
A revista adota o padrão de licença CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.