Resumo
Objetivo – A orientação ao valor do cliente, o valor da marca e a ética
empresarial são variáveis cruciais ao desenvolvimento de relacionamentos
de longo prazo com os clientes e para atingir o crescimento
sustentável das vendas ao longo do tempo. Esta pesquisa revela como o
grau de orientação ao valor do cliente por parte das equipes de vendas,
o valor da marca e os padrões de ética empresarial podem influenciar
significativamente o desempenho organizacional.
Metodologia – O estudo contribui para um modelo explicativo por
meio de um modelo de equações estruturais (MEE) e evidências empíricas
a partir de uma pesquisa aplicada a 327 executivos – ocupando
cargos de médio e alto escalão em várias empresas no Chile – que
gerenciam seus negócios globalmente.
Resultados – Os resultados apoiam a hipótese de que a orientação ao
valor do cliente, o valor da marca e a ética empresarial influenciam o
desempenho organizacional.
Contribuições – Esta pesquisa revela como o grau de orientação ao
valor do cliente por parte das equipes de vendas, o valor da marca e
os padrões éticos empresariais podem influenciar significativamente o
desempenho organizacional em um país como o Chile.
Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.
Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]
As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.
Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.
A revista adota o padrão de licença CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.