Resumo
O objetivo deste artigo é examinar como o fenômeno da customização em massa está sendo empreendido no setor da construção civil. Nesse sentido, a estratégia de pesquisa adotada foi a de estudo de casos múltiplos, que foi realizado em duas empresas. A principal técnica adotada para a coleta de dados se consistiu de entrevistas semi-estruturadas. A análise dos dados ocorreu em cinco fases. Ao se analisar as ações empreendidas no processo de customização, ficou evidenciado que as empresas apresentam extensões de customização distintas. A utilização de tecnologias como: Drywall e PEX favorecem a customização e aumentam a flexibilidade das instalações. A seleção de fornecedores e o empreendimento de parcerias também se mostraram fundamentais. Necessita-se de profissionais mais qualificados, com visão ampla do negócio, além de forte integração entre as áreas técnica e comercial. As principais dificuldades dizem respeito à falta de comprometimento dos clientes no cumprimento de prazos estabelecidos e os elevados custos para administrar o sistema produtivo. Conclui-se que menos do que customização em massa foi adotada uma estratégia de customização pura em conjunto com esforços associados ao aumento da flexibilidade do projeto e da construção.
Palavras-chave: Estratégia. Customização em massa. Construção civil.
Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.
Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]
As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.
Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.
A revista adota o padrão de licença CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.