Submissões

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • VERIFICAÇÃO DE CONFORMIDADE 

    Como parte do processo de submissão, os autores deverão verificar a conformidade em relação a todas as diretrizes para submissão. Portanto, é impreterível verificar se:

    1. O arquivo da submissão e o resumo estruturado estão em formato Microsoft Word, sem qualquer possibilidade de identificação de autoria.
    2. Todos os padrões de estilo, formatos e requisitos descritos em Diretrizes para Autores foram integralmente seguidos.
    3. O manuscrito foi submetido exclusivamente à RBGN e não está publicado ou sob avaliação em nenhum outro periódico.
    4. A documentação suplementar foi devidamente preparada e anexada à submissão.
    5. Os autores leram todas as diretrizes de submissão e encontram-se de acordo com as mesmas, inclusive no que tange as normas éticas e direitos autorais.

Diretrizes para Autores

  • NORMAS DE FORMATAÇÃO DO TEXTO

As regras gerais de estilo e formatação de artigos científicos para a revista encontram-se no Manual APA: regras gerais de estilo e formatação de trabalhos acadêmicos (2016), desenvolvido pela Biblioteca da FECAP. [link]

  • Idioma: Os artigos podem ser submetidos em português, inglês ou espanhol. Se aprovado, os autores são responsáveis pela tradução para o inglês.
  • Tamanho: Os manuscritos devem ter no mínimo 4000 e no máximo 8000 palavras (incluindo referências bibliográficas, quadros, tabelas e ilustrações).
  • Papel: A4 (29,7 x 21 cm).
  • Margens: Superior e esquerda 3 cm; inferior e direita 2 cm.
  • Editor de texto: Word para Windows 6.0 ou superior.
  • Fonte: Times New Roman, tamanho 12.
  • Espaçamento: 1,5 cm entre linhas.
  • Parágrafos: alinhamento justificado, com recuo na primeira linha de 1,25 cm além da margem normal.
  • Seções e subseções: seções e subseções devem apresentar indicadores numéricos precedendo seus títulos (1.1, 1.2, 1.2.1); os formatos dos títulos devem seguir as indicações da página 14 do “Manual APA: regras gerais de estilo e formatação de trabalhos acadêmicos” da Biblioteca da FECAP [link].
  • Palavras estrangeiras: palavras em outros idiomas devem aparecer em itálico.
  • Citações: devem ser apresentadas no corpo do texto utilizando o sistema autor-data, ou seja, sobrenome do autor, vírgula e ano de publicação. A numeração da página é incluída apenas quando houver citação direta. As regras gerais de estilo e formatação para apresentação de citações podem ser verificadas no “Manual APA: regras gerais de estilo e formatação de trabalhos acadêmicos” da Biblioteca da FECAP [link].
  • Citações diretas: se a citação tiver menos de 40 palavras, deve ser incorporada ao texto e colocada entre aspas duplas. Citações com mais de 40 palavras devem ser apresentadas em bloco de texto separado, sem aspas. Ver o modelo na página 34 do “Manual APA: regras gerais de estilo e formatação de trabalhos acadêmicos” da Biblioteca da FECAP [link].
  • Tabelas e figuras: tabelas (informações numéricas ou textuais organizadas em colunas e linhas); figuras (desenhos, gráficos, fluxogramas, fotografias, ilustrações, mapas etc.) não devem ser coloridas. As regras gerais de estilo e formatação de ilustrações para artigos científicos estão nas páginas 53 a 62 do “Manual APA: regras gerais de estilo e formatação de trabalhos acadêmicos” da Biblioteca da FECAP [link].
  • Notas: a RBGN não utiliza notas de rodapé. Caso necessário, tais comentários devem ser incluídos como notas finais, numeradas sequencialmente no corpo do texto e apresentadas no final do artigo, antes da lista de referências. As notas de agradecimento, ou outras que identifiquem o autor, poderão ser adicionadas à versão final caso o artigo seja aprovado para publicação.
  • Redação: o texto submetido para um artigo com um único autor pode ser escrito na primeira pessoa do singular ou em estilo impessoal; artigos com mais de um autor podem ser escritos na primeira pessoa do plural ou em estilo impessoal. O estilo adotado deve ser mantido ao longo de todo o texto.
  • Paginação: incluir o número das páginas (em algarismos arábicos) no canto superior direito.
    Referências: a lista de referências citadas ao longo do texto deve ser apresentada ao final do artigo, em espaçamento simples, organizada alfabeticamente pelo sobrenome do autor (e cronologicamente quando aplicável), conforme as regras gerais de estilo e formatação disponíveis no “Manual APA: regras gerais de estilo e formatação de trabalhos acadêmicos” da Biblioteca da FECAP [link].A precisão das referências e citações é de responsabilidade do(s) autor(es) do artigo.

  • ESTRUTURA TEXTUAL

Título: deve ser apresentado na primeira página, em fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito e centralizado.

Corpo do Texto: a redação deve incluir: introdução, revisão da literatura, procedimentos metodológicos, apresentação e análise dos resultados, conclusão e referências. Ensaios teóricos devem, preferencialmente, apresentar um delineamento teórico claro do problema de pesquisa, com a respectiva revisão da literatura de acordo com o estado da arte, e construir proposições que representem um avanço na teoria abordada. Pesquisas bibliométricas e revisões sistemáticas sem a devida formulação de proposições não são aceitas para publicação na RBGN.

Apêndices / instrumentos de pesquisa: com base nos critérios de permanência de periódicos na Coleção SciELO Brasil (2017) e por determinação de seu Conselho Editorial, a partir de janeiro de 2018, a RBGN tornou OBRIGATÓRIA a inclusão (como apêndice) dos instrumentos utilizados nas pesquisas, a saber:

(i) questionários
(ii) roteiros de entrevista
(iii) escalas
(iv) critérios de codificação, entre outros.

A apresentação do(s) apêndice(s) deve ser concisa, mas não abreviada. Cada apêndice deve ter um título, digitado em letras maiúsculas, centralizado e em negrito. Múltiplos apêndices devem ser identificados como APÊNDICE A, APÊNDICE B, etc.

O objetivo dessa medida é contribuir para a reprodutibilidade das pesquisas.

Autores que não atenderem a essa exigência terão seus manuscritos rejeitados na avaliação de formato (etapa preliminar ao desk-review).

 

  • DOCUMENTAÇÃO SUPLEMENTAR

Biografia dos Autores: É OBRIGATÓRIO que os autores enviem, no momento da submissão, como documentação suplementar, a biografia de todos os autores, informando ORCID, nome, titulação, afiliação institucional, cidade/país de origem e titulação, de acordo com o modelo abaixo:

https://rbgn.fecap.br/RBGN/libraryFiles/downloadPublic/3

*Máximo 4 autores por artigo

Resumo Estruturado: é OBRIGATÓRIO que os autores enviem, no momento da submissão, como documentação suplementar, um resumo estruturado dos artigos no mesmo idioma (com limite máximo de 250 palavras), de acordo com o modelo padronizado da RBGN. Os autores devem ser ordenados de acordo com o nível de envolvimento e contribuição para o manuscrito.

https://rbgn.fecap.br/RBGN/libraryFiles/downloadPublic/4

Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta: É OBRIGATÓRIO enviar o formulário preenchido no momento da submissão.

https://rbgn.fecap.br/RBGN/libraryFiles/downloadPublic/6

Outros documentos acessórios: Sugerimos fortemente que os autores submetam, como documentação acessória (em arquivo separado do manuscrito original), bases de dados, materiais e programas de computador utilizados na pesquisa e que dão suporte ao artigo. Nosso objetivo com essa solicitação é contribuir para a reprodutibilidade das pesquisas e para o reúso dos dados, resguardando a devida citação do artigo correspondente.

    • DIRETRIZES DE CIÊNCIA ABERTA
    • Os autores devem preencher a Declaração de Ciência Aberta da RBGN. A Declaração de Ciência Aberta completamente preenchida deve ser inserida como documento suplementar durante o processo de submissão.
    • A RBGN aceita a submissão de artigos que tenham sido depositados e/ou publicados em servidores de Preprints (por exemplo, SciELO Preprints), sendo necessário compartilhar o(s) respectivo(s) número(s) de DOI.
    • Comprometida com a política de compartilhamento de dados, solicitamos que os autores autorizem a equipe da RBGN a compartilhar, em um repositório público de código aberto (por exemplo, Harvard Dataverse), os dados referentes ao artigo.
    • A RBGN incentiva fortemente que os autores disponibilizem todos os dados associados à sua submissão, de acordo com os princípios FAIR (Localizáveis, Acessíveis, Interoperáveis e Reutilizáveis).
    • A RBGN solicita aos autores que compartilhem em um repositório público de dados todas as informações necessárias para reproduzir a pesquisa submetida, incluindo informações que estejam apenas de forma implícita no artigo. Tais informações somente serão divulgadas juntamente com a eventual publicação definitiva do artigo. A aprovação final dos artigos está condicionada ao recebimento e verificação dos dados e materiais abertos.
    • A citação de dados suplementares ao longo do texto é obrigatória. Ou seja, se alguma informação suplementar (por exemplo, uma base de dados ou um roteiro de entrevista) for mencionada na redação do texto, é necessário indicar qual arquivo suplementar está sendo referido (Ex.: Documento Suplementar 1; Documento Suplementar 2...).
    • A partir de janeiro de 2021, exceto em situações autorizadas pela equipe editorial, será obrigatório compartilhar dados e materiais da pesquisa submetida, de acordo com as diretrizes apresentadas abaixo:
  1. Origem dos Dados
  • Dados primários*: compartilhamento obrigatório
  • Dados secundários: compartilhamento obrigatório
  • Dados reutilizados: compartilhamento obrigatório
  • Dados proprietários: apresentar, se possível, códigos e comandos para acessar os dados na fonte original. E exibir o título das variáveis/dados conforme definido pela fonte original.

 

  • Eventualmente, dependendo da justificativa, poderão ser isentos.
  • Informações provenientes de bases de dados (ex.: Economática, KLD, Eikon...).

2.Procedimentos Metodológicos

  • Qualitativo: apresentar modelos mencionados no texto (utilizados ou apenas citados) e comandos (e resultados) usados nos softwares (ex.: do-file no Stata).
  • Quantitativo: apresentar protocolos mencionados, mas não apresentados no artigo (ex.: questionários, roteiros de entrevista, pré-testes); apresentar outputs de software utilizados na pesquisa (ex.: Nvivo, Atlas.Ti); e apresentar todos os procedimentos metodológicos implícitos na pesquisa.

É OBRIGATÓRIO enviar o formulário preenchido no momento da submissão:https://rbgn.fecap.br/RBGN/libraryFiles/downloadPublic/2

 

  • CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO

Os critérios para a avaliação dos artigos levam em consideração:

  1. A relevância do tema

  2. A originalidade da contribuição para as áreas de Administração ou Contabilidade

  3. A relevância da contribuição teórica

  4. A clareza do texto

  5. A adequação da bibliografia

  6. A estruturação e o desenvolvimento teórico

  7. A metodologia utilizada

  8. a discussão dos resultados e conclusões com a literatura pertinente

 

  • PROCESSO DE AVALIAÇÃO

O processo de avaliação dos artigos submetidos à RBGN ocorre nas seguintes etapas:

  • Verificação preliminar: a secretaria editorial verifica a consistência dos dados de cadastro e o cumprimento das regras de submissão. Caso aprovado, o manuscrito é encaminhado para a próxima fase, o desk-review.

  • Desk-review: nessa etapa, o Editor analisa o formato científico do manuscrito em termos de objetivos, referencial teórico, linguagem e metodologia, verificando o enquadramento do artigo no escopo editorial da revista e o potencial de contribuição da pesquisa. Essa tarefa é dividida entre o editor-geral e os editores assistentes, cada um em sua área de especialidade. Se aprovado pelos editores, o artigo é enviado para a avaliação duplo-cega (double blind review).

  • Double blind review: o artigo e os demais documentos suplementares são enviados para pelo menos dois avaliadores com título de doutor, que não tenham qualquer tipo de vínculo com os autores do manuscrito e que possuam experiência no tema e/ou métodos em questão, para a devida avaliação;

Após o trabalho receber os pareceres da etapa de revisão duplo-cega, o editor envia aos autores o resultado por e-mail, que pode se referir a uma das seguintes três situações:

Aprovação: artigo aceito para publicação; os autores devem seguir as orientações adicionais para prosseguir com a publicação.

Revisão: os autores devem realizar os ajustes sugeridos ou justificar eventuais não conformidades. A nova versão deve ser acompanhada de um documento explicando as alterações. O prazo de entrega é definido pelo editor. Após o envio, o artigo pode passar por novas rodadas de avaliação até aprovação ou rejeição.

Rejeição: o artigo não foi aceito para publicação conforme justificativa apresentada pelo editor com base nos pareceres, que indicam os pontos a serem melhorados.

  •  

- Cabe ao Editor, após o parecer dos avaliadores, revisar e aprovar a versão final do trabalho.

- Durante todo o processo editorial, os autores podem acompanhar o status da avaliação e até mesmo recorrer das decisões.

- Os casos não previstos nestas diretrizes serão analisados pelo Editor-Chefe da RBGN e, quando necessário, pelo Conselho Editorial.

*Os casos não previstos nestas diretrizes serão tratados pelo Editor-Chefe da RBGN, e pelo Conselho Editorial quando assim se fizer necessário.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.