Resumo
O Six Sigma teve sua gênese em empresas industriais de grande porte que o implementaram como uma ferramenta para redução de falhas na área de produção. Seu sucesso inicial estimulou o emprego desta ferramenta em organizações de outros setores em outras áreas além da de produção. O resultado exitoso destas experiências conferiram ao Six Sigma um status de ferramenta de gestão. O objetivo deste estudo é investigar em que medida o Six Sigma está presente nas 500 maiores empresas não-financeiras portuguesas. A coleta de dados deu-se por intermédio de questionário. Os resultados revelam que o êxito na implementação do Six Sigma está condicionado ao envolvimento dos diversos níveis organizacionais. Além disto, os resultados reportam que a implementação do Six Sigma vem acompanhada de ganhos produtividade e, em geral, de uma maior satisfação dos clientes externos. Constatou-se ainda que há pequena expressão nas empresas analisadas embora o interesse pelo mesmo, como ferramenta de gestão, seja apenas suplantado pela ISO 9001 e o Balanced Scorecard.
Palavras-chave: Six Sigma. Controle de gestão. Qualidade. Empresas a operar em Portugal.
Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.
Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]
As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.
Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.
A revista adota o padrão de licença CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.