Resumo
Este artigo tem como objetivo estudar as estratégias de marketing e a percepção dos clientes em relação às marcas próprias oferecidas pelo setor supermercadista. A pesquisa teve um caráter exploratório e descritivo. Na fase exploratória, foram entrevistados os gerentes de marketing de três grandes redes de supermercados; na fase descritiva, 240 clientes foram questionados por meio de um instrumento de coleta estruturado, composto primordialmente de perguntas fechadas, voltado à apreensão de dados sobre o comportamento em relação às compras de produtos de marcas próprias. Por meio do método Qui-quadrado, verificou-se a existência de dependência entre as estratégias de marketing usadas e o perfil individual e socioeconômico dos clientes. Os resultados da pesquisa permitiram identificar um quadro das percepções do cliente em relação à frequência e motivações para compra, diferenciações de preço e qualidade em relação às marcas líderes, além de outras variáveis determinantes para a definição de uma estratégia mercadológica exitosa.
Palavras-chave: Varejo. Marcas próprias. Comportamento do consumidor.
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