Ensino Superior em Administração e Percepção da Qualidade de Serviços: uma aplicação da escala SERVQUAL
PDF

Palavras-chave

Ensino superior. Administração. Qualidade de serviços. Escala SERVQUAL.

Como Citar

Lourenço, C. D. da S., & Knop, M. F. T. (2011). Ensino Superior em Administração e Percepção da Qualidade de Serviços: uma aplicação da escala SERVQUAL. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 13(39), 219–233. https://doi.org/10.7819/rbgn.v13i39.854

Resumo

O estabelecimento de instrumentos de avaliação institucional, aptos a reconhecer a percepção discente, são de fundamental importância para a adequada prestação de serviços educacionais. Partindo desse princípio, o presente trabalho tem por objetivo verificar, por meio da escala SERVQUAL, a percepção de qualidade dos estudantes de Administração em uma IES particular do Sul de Minas Gerais. Para tanto, foi feita uma pesquisa de natureza descritiva. Os dados foram coletados por meio do questionário SERVQUAL adaptado à avaliação educacional. O universo de pesquisa correspondeu aos alunos do último período do curso de Administração. Estes foram selecionados devido à longevidade de seu contato com o curso e com a instituição. A análise de dados envolveu técnicas descritivas (distribuição de frequências) e multivariadas (análise de conglomerados e discriminante). Em seus resultados o trabalho pôde identificar variáveis bem avaliadas e, também, estruturas, processos e condutas que devem ser aperfeiçoadas. O emprego de técnicas estatísticas permitiu a identificação de dois grupos (denominados de “mais exigentes” e “menos exigentes”) e os atributos responsáveis pelos dissensos, que servirão de parâmetro para a priorização de processos de melhoria. Toda organização possui clientes com diferentes expectativas de qualidade. As instituições de ensino superior não fogem a essa regra. Assim, somente a identificação de atributos-chave para a percepção da qualidade e sua criteriosa análise é que podem dar início a processos efetivos de melhoria.

Palavras-chave: Ensino superior. Administração. Qualidade de serviços. Escala SERVQUAL.

https://doi.org/10.7819/rbgn.v13i39.854
PDF

Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.

Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]

As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.

Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.

A revista adota o padrão de licença  CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.