Antecedentes da Qualidade Percebida de um Curso de Administração: uma abordagem não linear
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Palavras-chave

Antecedentes da qualidade percebida. Alunos de graduação em Administração. Abordagem não-linear. Modelo Kano. Penalty and Reward Contrast Analysis.

Como Citar

Tontini, G., & Walter, S. A. (2011). Antecedentes da Qualidade Percebida de um Curso de Administração: uma abordagem não linear. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 13(40), 264–280. https://doi.org/10.7819/rbgn.v13i40.846

Resumo

O presente estudo objetiva identificar o efeito não linear de dimensões antecedentes da qualidade percebida pelos alunos de um curso de graduação em Administração. A pesquisa utilizou um questionário estruturado, elaborado a partir da revisão de literatura, aplicado a 622 alunos do curso de administração da Universidade Regional de Blumenau. Para tratamento dos dados empregou-se o software SPSS 14.0. Realizou-se a análise fatorial que resultou em quinze fatores. Para identificação da influência não linear, realizou-se a regressão stepwise. Os atributos foram classificados conforme o modelo Kano por meio do Penalty and Reward Contrast Analysis (PRC). Os resultados demonstram que as dimensões aplicabilidade do conteúdo, aprendizagem percebida e atitude dos professores podem ser consideradas como unidimensionais. As dimensões método de ensino, atitude do coordenador, grade curricular, integração na vida acadêmica e infraestrutura do campus podem ser consideradas como atrativas. Já imagem social da IES, confiança nas pessoas e na IES, atividades extracurriculares, nível de exigência e acesso à infraestrutura podem ser enquadradas como obrigatórias. As dimensões de maior impacto na qualidade percebida, quando apresentam desempenho superior à média, são: aplicabilidade do conteúdo das disciplinas, métodos de ensino utilizados e atitude do coordenador. Já as dimensões que apresentam maior impacto, quando possuem desempenho inferior à média, são: imagem social da IES, aplicabilidade do conteúdo das disciplinas, confiança na IES. Verifica-se que as dimensões de maior impacto positivo estão relacionadas diretamente ao curso, enquanto as que têm maior impacto negativo estão relacionadas a aspectos mais gerais da IES (exceto pela aplicabilidade do conteúdo).

Palavras-chave: Antecedentes da qualidade percebida. Alunos de graduação em Administração. Abordagem não-linear. Modelo Kano. Penalty and Reward Contrast Analysis.

https://doi.org/10.7819/rbgn.v13i40.846
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