Comprou sem Querer? Entenda o Porquê!
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Palavras-chave

Valores humanos. Impulsividade na compra. Hábitos de consumo. Jovens. Universitários.

Como Citar

Lins, S. L. B., & Pereira, R. de C. de F. (2011). Comprou sem Querer? Entenda o Porquê!. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 13(41), 376–395. https://doi.org/10.7819/rbgn.v13i41.836

Resumo

Esta pesquisa teve o objetivo identificar variáveis antecedentes à impulsividade na compra e de verificar a relação entre a tendência à compra por impulso e os valores humanos. Para alcançar esse objetivo foi realizado um survey por meio de um perfil criado no Orkut, em que os estudantes foram convidados a participar da pesquisa respondendo a um questionário disponível on-line. Foram aplicados cinco instrumentos: 1) Escala de Atividade de Compra; 2) Escala de Circulação na Loja; 3) Escala de Valores Humanos básicos; 4) Questionário sócio-demográfico; e, 5) Questionário de hábitos de consumo. Participaram da pesquisa 154 estudantes (77 homens e 77 mulheres) regularmente matriculados na Universidade Federal da Paraíba, na faixa etária entre 18 a 25 anos (média=21; DP=2). Foi calculada a distribuição das frequências das variáveis sócio-demográficas e dos hábitos de consumo dos participantes; os Alfas de Cronbach para os fatores das escalas; e análise de regressão linear múltipla para cada bloco de questões como Variável Dependente (VD) tendo sempre a Impulsividade como Variável Independente (VI); As variáveis que apresentaram poder preditivo da compra impulsiva foram os valores “Prazer” e “Estabilidade Pessoal”, o Sistema de Valor “Existência”, a circulação na loja, a frequência do uso do cartão de crédito nas compras, o costume de freqüentar shoppng centers, e variáveis sócio-demográficas como sexo, idade e renda familiar. Esta pesquisa contribuiu para a compreensão de aspectos que influenciam a compra por impulso, tema que é pouco estudado no Brasil.

Palavras-chave: Valores humanos. Impulsividade na compra. Hábitos de consumo. Jovens. Universitários.

https://doi.org/10.7819/rbgn.v13i41.836
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