Resumo
As organizações tendo interesse em novos segmentos de mercado podem optar por estratégias de fusão e aquisição. O sucesso dessas transações é, normalmente, definido pela expectativa do retorno sobre o capital investido. Este artigo, de outra forma, identificou os resultados da aquisição a partir da percepção dos gestores. Entendendo-se por resultado, qualquer efeito tangível ou intangível no ambiente organizacional e no posicionamento da empresa frente ao mercado. Assim, buscou-se responder a seguinte questão orientadora: a transação de aquisição da Batavo Frios gerou vantagem competitiva para a Perdigão Agroindustrial S.A.? Buscando uma resposta para o problema o estudo objetivou constatar se o processo de aquisição trouxe vantagem competitiva, focando duas fases: (i) a integração, e (ii) o gerenciamento da aquisição (assimilação). O caso foi investigado em dezesseis filiais por meio de entrevistas (face a face e por telefone), e material secundário. A coleta de dados deu-se em 2006 e 2007. O estudo foi de caráter exploratório, com abordagem qualitativa. Para a consolidação dos dados a técnica de análise de conteúdo especificamente a análise temática (BARDIN, 1977), mostrou-se mais apropriada. Pode-se concluir que a operação de aquisição da Batavo Frios gerou vantagem competitiva relativa para a Perdigão Agroindustrial S.ª
Palavras-chave: Fusões e aquisições. Vantagem competitiva. Recursos.
Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.
Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]
As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.
Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.
A revista adota o padrão de licença CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.