Resumo
A regulamentação vigente no Brasil determina que empresas que desejam captar recursos no mercado de capitais por meio de emissão de ações devem elaborar um Prospecto de Oferta Pública de Ações no qual devem informar, entre outros fatores, todos os riscos que podem afetar o negócio. O objetivo deste artigo é investigar o nível de evidenciação dos riscos empresariais informados nesses prospectos. O delineamento metodológico foi descritivo com uma abordagem qualitativa. O objeto de análise consistiu nos Prospectos Definitivos de Oferta Pública de Ações listados na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) no ano de 2008. A amostra consistiu em 10 empresas de diversos segmentos. Adotou-se um critério de pontuação por meio do qual foi verificado que o percentual médio de pontuação atingido foi de 59% de evidenciação. Foram definidos também indicadores do nível de evidenciação por categoria de risco e por empresa. Esse percentual variou entre 42% da categoria “riscos da emissora” até 85% na categoria “riscos relacionados ao acionista”. Quanto à pontuação das empresas, a menor pontuação foi obtida pela Le Lis Blanc, com 51%, enquanto a Vale do Rio Doce obteve a maior pontuação, 66% do total possível. Como conclusão geral, constatou-se que o nível de evidenciação de riscos nos prospectos de oferta de ações ainda não é satisfatório. Possíveis causas para esse fenômeno são analisadas.
Palavras-chave: Risco. Evidenciação. IPO. Oferta pública de ações.
Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.
Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]
As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.
Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.
A revista adota o padrão de licença CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.