O que determina a tomada de decisão financeira: razão ou emoção?
PDF

Palavras-chave

Finanças comportamentais. Mercado eficiente. Risco. Retorno.

Como Citar

Santos, J. O. dos, & Barros, C. A. S. (2011). O que determina a tomada de decisão financeira: razão ou emoção?. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 13(38), 7–20. https://doi.org/10.7819/rbgn.v13i38.785

Resumo

É importante destacar que nem todos os investidores interpretam da mesma forma as informações relevantes divulgadas no mercado, o que pode ser explicado pelas seguintes condições divergentes: crenças, valores, qualidade do banco de dados que utilizam, nível de conhecimento técnico e importância que atribuem às informações qualitativas e quantitativas extraídas do objeto de avaliação. A pesquisa visa a compreender a lógica do processo de tomada de decisão financeira de parte do segmento de pessoas físicas no Brasil. Para isso, foi realizada uma investigação das heurísticas e dos vieses presentes na tomada de decisão dessas pessoas, considerando que o investidor e o consumidor são influenciados por diversos aspectos psicológicos e racionais. Uma pesquisa baseada em fundamentos básicos de Finanças Comportamentais foi aplicada em uma amostra demograficamente qualificada de assinantes de uma das principais editoras brasileiras de revistas. Desse total, obteve-se resposta, via Internet, de 641 brasileiros segmentados por gênero, idade, renda e escolaridade. Na pesquisa, avaliou-se, em cada grupo, a presença de heurísticas e vieses como, por exemplo, excesso de confiança, representatividade, ancoragem e procrastinação. Os resultados da pesquisa mostraram que tanto a razão quanto a emoção influenciaram nas respostas da predominância dos participantes da amostra. A maioria das pessoas considera que seu comportamento financeiro é mais racional do que o de seus pares. Como se esperava, o estudo indicou diferenças significativas no comportamento de acordo com o gênero, idade, escolaridade e renda.

Palavras-chave: Finanças comportamentais. Mercado eficiente. Risco. Retorno.

https://doi.org/10.7819/rbgn.v13i38.785
PDF

Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.

Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]

As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.

Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.

A revista adota o padrão de licença  CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.