Marketing Contábil nos Escritórios de Contabilidade do Estado de São Paulo
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Palavras-chave

Marketing. Marketing de serviços. Marketing contábil. Escritórios de contabilidade. Contabilidade.

Como Citar

Peleias, I. R., Hernandes, D. C. R., Garcia, M. N., & Silva, D. da. (2007). Marketing Contábil nos Escritórios de Contabilidade do Estado de São Paulo. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 9(23), 61–77. https://doi.org/10.7819/rbgn.v9i23.74

Resumo

Este artigo apresenta uma parte dos resultados de uma pesquisa realizada entre o último trimestre de 2004 e 1º. trimestre de 2005, para identificar como 259 escritórios de Contabilidade no Estado de São Paulo usam os instrumentos de Marketing. O trabalho combinou pesquisa empírica para identificar aspectos relevantes da realidade dos escritórios, revisão bibliográfica, e pesquisa de campo, na sua primeira etapa por meio de uma entrevista de profundidade com os sócios de cinco escritórios, e seguida do uso de um questionário com 49 assertivas, respondido pelos sócios de 259 escritórios. A revisão da literatura revelou experiências internacionais no uso do Marketing que podem contribuir para os escritórios melhorarem sua imagem perante os clientes, e para o desenvolvimento de seus negócios Os dados obtidos com os questionários foram tratados pela Estatística Descritiva e analisados com o uso da mediana, pois os dados não se mostraram aderentes à curva normal. Os resultados obtidos revelaram que o uso dos instrumentos de Marketing é intuitivo e embrionário no setor. A pesquisa fornece informações que poderão ajudar os empresários contábeis a adotar as ferramentas de Marketing como uma alternativa de valorizar seus serviços junto ao mercado, e mais um elemento de apoio ao seu negócio.

Palavras-chave: Marketing. Marketing de serviços. Marketing contábil. Escritórios de contabilidade. Contabilidade.

https://doi.org/10.7819/rbgn.v9i23.74
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