A Pedagogia das Competências em um Curso de Administração: o desafio de passar do projeto pedagógico à prática docente
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Palavras-chave

Ensino em Administração. Abordagem das competências. Processo de ensino-aprendizagem.

Como Citar

Nunes, S. C., & Patrus-Pena, R. (2011). A Pedagogia das Competências em um Curso de Administração: o desafio de passar do projeto pedagógico à prática docente. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 13(40), 281–299. https://doi.org/10.7819/rbgn.v13i40.727

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar o discurso e a prática da Pedagogia das Competências em um curso de Administração oferecido por uma Instituição de Ensino Superior privada do Estado de Minas Gerais, Brasil. A análise procurou identificar e apontar as possibilidades e os desafios impostos pelo processo de implantação da proposta do projeto pedagógico na prática docente. O enfoque nas competências profissionais distingue quatro dimensões, que foram utilizadas como categorias de análise neste trabalho: identificação, normalização, formação e certificação/avaliação. A pesquisa, cuja abordagem metodológica é do tipo qualitativo-descritiva, foi realizada em três momentos, num período compreendido por três anos. A coleta de dados ocorreu a partir de documentos do curso e de entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontam, de um lado, para a existência de um discurso que demonstra a intencionalidade de formar por competências. De outro lado, ficaram evidentes algumas limitações quanto à presença e operacionalização de conceitos relacionados a tal modelo de formação. Concluiu-se que, se havia indícios da presença da Pedagogia das Competências no curso pesquisado, isso não significava que houvesse uma orientação sistematizada e articulada, de forma global, entre todos os elementos que compunham o processo de ensino-aprendizagem, conforme propõe a formação por competências. Por fim, ressalta-se que este artigo se justifica por sua contribuição para ampliar o conhecimento a respeito da implantação deste modelo de formação e, como consequência, fornecer subsídios para alterações no processo de ensino e aprendizagem, bem como para que os cursos de Administração possam implementar ações para superar os desafios encontrados.

Palavras-chave: Ensino em Administração. Abordagem das competências. Processo de ensino-aprendizagem.

https://doi.org/10.7819/rbgn.v13i40.727
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