Resumo
Uma das preocupações que tem elevado a atenção de pesquisadores e profissionais de gestão nas empresas é a efetiva relação existente, no binômio fornecedor – cliente. Parece estar nos resultados dos projetos desenvolvidos, nessa via de mão dupla, o segredo do sucesso. Assim, quanto mais bem sucedidos forem os projetos que trafegam nessa via, em tese, melhor será a relação entre as partes. Entretanto, saber a exata capacidade em gerenciamento de projetos de ambas as partes é um desafio que pode ajudar a desvendar o entendimento deste fenômeno – caracterizado como sendo uma espécie de dueto da maturidade. Para entender como e quão é afinado esse dueto, este trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa em que foram analisados 13 projetos, de 5 empresas, envolvidos no âmbito do binômio fornecedor – cliente. O estudo de múltiplos casos foi a opção escolhida para obter uma avaliação da maturidade das empresas em gerenciamento de projetos do referido binômio considerando-se os fatores internos de sucesso (custo, prazo e desempenho), bem como os fatores externos (utilidade, satisfação e eficácia). Como resultado foi possível verificar que, quanto maior a maturidade do fornecedor, maior a percepção de sucesso nos fatores internos, e quanto maior a maturidade do cliente, maior a percepção de sucesso nos fatores externos.
Palavras-chave: Maturidade em gerenciamento de projetos. Sucesso em projetos. Competências em gerenciamento de projetos.
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