O Estrategista da Micro, Pequena e Média Empresa Privada Brasileira
PDF

Palavras-chave

Estratégia. Micro
pequenas e médias empresas. Intuição. Caráter coletivo. Formalismo.

Como Citar

Fontes Filho, J. R., & Nunes, G. S. A. (2010). O Estrategista da Micro, Pequena e Média Empresa Privada Brasileira. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 12(36), 271–288. https://doi.org/10.7819/rbgn.v12i36.666

Resumo

A importância das micro, pequenas e médias empresas brasileiras (MPME) para o desenvolvimento econômico e geração de empregos não tem encontrado paralelo no que tange à produção de teorias no campo da estratégia, consideradas as limitações da capacidade de ação das MPMEs e das idiossincrasias de seus líderes. Este artigo busca contribuir para a compreensão dos processos de formação das estratégias nessas empresas segundo a natureza do pensamento estratégico dos líderes-estrategistas e com base no comportamento declarado, adotando como referência a taxonomia das estratégias genéricas e dos processos cognitivos de tomada de decisão e pensamento estratégico. Tem como objetivo propor uma tipologia que permita compreender a natureza do pensamento estratégico desses gestores, identificando suas principais dimensões características e propondo instrumento que permita sua categorização e comparação. A aplicação de survey com amostra intencional formada por 70 estrategistas permitiu o uso de análise fatorial para construção das categorias e escala, e a observação que, no universo de estrategistas pesquisados no que tange a sua forma de pensar, a intuição é perspectiva complementar, não predominante, o caráter coletivo é acentuado na formação das estratégias, bem como a valorização do formalismo e a crença na importância de planejar e registrar as intenções.

Palavras-chave: Estratégia. Micro, pequenas e médias empresas. Intuição. Caráter coletivo. Formalismo.

https://doi.org/10.7819/rbgn.v12i36.666
PDF

Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.

Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]

As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.

Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.

A revista adota o padrão de licença  CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.