Resumo
O principal objetivo do presente artigo consiste em mostrar como a família e as culturas de propriedade podem influenciar no processo de desenvolvimento de uma organização de ";;bom desempenho";;, com base em um estudo empírico em uma empresa familiar no Brasil. O estudo teve como objetivo encontrar momentos críticos da história da empresa e o foco foi a comparação dos momentos críticos utilizando o modelo tridimensional do desenvolvimento da empresa familiar proposto por Davis et al. (1996). Por meio da sequência de fatos, a pesquisa foi direcionada para saber como o processo influenciou a profissionalização da empresa. O artigo conclui que a família, bem como os seus valores e cultura podem ter impacto sobre a evolução. Sendo assim, o primeiro passo para organizar uma empresa é organizar a família que a lidera.
Palavras-chave: Empresas familiares. Cultura. Modelo tridimensional. Profissionalização da gestão.
Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.
Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]
As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.
Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.
A revista adota o padrão de licença CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.