Qualidade de Cursos de Administração e Instituições de Ensino Superior em Joinville - SC: um estudo sobre fatores relacionados ao mercado de trabalho na percepção dos alunos
PDF
PDF (English)
PDF (Español (España))

Palavras-chave

Instituições de ensino superior. Cursos superiores. Qualidade em organizações educacionais. Graduação em administração. Mercado de trabalho.

Como Citar

Mainardes, E. W., & Domingues, M. J. C. de S. (2010). Qualidade de Cursos de Administração e Instituições de Ensino Superior em Joinville - SC: um estudo sobre fatores relacionados ao mercado de trabalho na percepção dos alunos. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 12(35), 208–223. https://doi.org/10.7819/rbgn.v12i35.599

Resumo

Em um mercado de ensino superior competitivo, como é o caso do Brasil, possuir uma imagem de qualidade tem sido fundamental para atrair e reter alunos em uma Instituição de Ensino Superior (IES). Este estudo objetivou determinar a qualidade de cursos de administração e das IES que o oferecem em Joinville, SC, em relação aos aspectos ligados ao mercado de trabalho. Para a realização do estudo, buscaram-se estudos que tratam da qualidade em organizações educacionais, encontrando-se 6 atributos que medem a qualidade de um curso e de uma IES quanto a fatores relacionados ao mercado de trabalho. Em seguida, realizou-se uma pesquisa quantitativa-descritiva junto aos alunos formandos em duas das cinco IES que oferecem a graduação em administração em Joinville, SC. Aplicou-se um questionário estruturado não disfarçado, com perguntas fechadas, junto a 292 formandos dessas duas IES. Com os dados coletados, caracterizaram-se estes formandos e identificaram-se os atributos de melhor e pior desempenho quanto à qualidade desses cursos e IES, somente considerando atributos ligados ao mercado de trabalho. Encontraram-se também os atributos que mais contribuem para a percepção de qualidade de um curso e de uma instituição, na visão dos alunos, quando se trata de fatores ligados ao mercado de trabalho. Os cursos e as IES foram bem avaliados em termos de qualidade para o mercado de trabalho, sendo que a reputação dos cursos e das IES é o atributo de melhor desempenho segundo os alunos.

Palavras-chave: Instituições de ensino superior. Cursos superiores. Qualidade em organizações educacionais. Graduação em administração. Mercado de trabalho.

https://doi.org/10.7819/rbgn.v12i35.599
PDF
PDF (English)
PDF (Español (España))

Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.

Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]

As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.

Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.

A revista adota o padrão de licença  CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.