Resumo
O presente estudo tem por objetivo analisar a forma pela qual o desenvolvimento de estruturas e mecanismos de governança corporativa influenciam a orientação da sucessão e a mediação de conflitos entre a família, a propriedade e a gestão em uma empresa familiar. Partiu-se da construção de um panorama teórico focado na análise dos estudos sobre empresas familiares, governança e sucessão empresarial. Foram considerados fatores tangíveis, como alterações na estrutura de propriedade, e intangíveis, como alterações na dinâmica de relações de poder e da esfera de influência da família. As evidências empíricas foram levantadas a partir do método de estudo de caso, por meio de entrevistas semi-estruturadas com membros da família proprietária, representantes do Conselho de Administração de uma empresa do setor têxtil, localizada no estado de Minas Gerais. Para o tratamento dos dados, recorreu-se à técnica de análise temática do conteúdo das entrevistas e os resultados indicam que a empresa estudada apresenta um considerável avanço no sentido de implementar mecanismos de governança que contemplem as dimensões da família, da propriedade e da gestão, auxiliando a empresa a estruturar os futuros processos de sucessão, bem como a mediar os conflitos de interesses naturalmente existentes entre os diversos stakeholders envolvidos.
Palavras-chave: Governança corporativa. Sucessão empresarial. Empresas familiares.
Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.
Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]
As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.
Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.
A revista adota o padrão de licença CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.