Resumo
No âmbito das decisões de natureza microeconômica e gerencial das empresas, observa-se o crescente reconhecimento da importância das decisões do transporte para o desempenho da logística, pelo fato de que as decisões de transporte assumem trade-offs relevantes para com outras funções e processos logísticos, como, por exemplo, estoques, armazenagem e compras, e afetam diretamente os resultados dos serviços e custos logísticos. Isso implica considerar os transportes não como “demanda derivada”, na tradição neoclássica, mas sim como variáveis explicativas de decisões empresariais. O presente artigo buscou, portanto, avaliar a relação público-privada na tomada de decisão empresarial, por meio de um estudo de caso, objetivando analisar o processo de exportação sob as perspectivas das decisões empresariais orientadas para o gerenciamento dos custos de transação. Em síntese, a pesquisa demonstra que esta relação público-privada formata um ambiente pouco adequado ao inconteste acirramento da competição no cenário global. Destacadamente, no caso investigado, os parâmetros básicos em torno dos quais se formam os atributos, custos e nível de serviço, são afetados negativamente por esta relação. Por sua vez, o ambiente institucional do Brasil, no que se refere às operações portuárias, impõe severos custos de transação.
Palavras-chave: Transporte. Ambiente público-privado. Operação portuária. Logística. Exportação. Tomada de decisão. Trade-offs.
Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.
Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]
As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.
Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.
A revista adota o padrão de licença CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.