Resumo
A relação grupos estratégicos-resultados tem sido analisada de forma recorrente durante mais de três décadas. Porém, até o momento, a evidência empírica que oferece resulta escassa e conflitante. O presente trabalho busca uma explicação razoável para as inconsistências observadas nos resultados obtidos. Com esta finalidade analisamos contribuições que surgem do enfoque do posicionamento, o enfoque de recursos e capacidades e a psicologia cognitiva, isto nos permitiu expor uma série de hipóteses, com relação ao valor explicativo das diferenças em resultados das concepções alternativas de grupo estratégico que emanam dessas diferentes tradições teóricas. A análise das diferenças em resultados entre grupos se realizou no setor de fabricantes de equipamentos de iluminação espanhóis, utilizando diversas medidas de rentabilidade, crescimento e produtividade, como também suas medidas ajustadas ao risco. Esta análise fundamentou-se na realização de diferentes ANOVA, e também em testes post hoc para avaliar as diferenças em resultados, utilizando separadamente as diferentes estruturas de grupo identificadas por meio de diversos modelos de análise de conglomerados. Também se utilizou uma ANOVA de dois fatores, considerando simultaneamente o posicionamento produto-mercado e o posicionamento no mercado de fatores para explicar as diferenças em resultados. Os resultados obtidos indicaram que o valor explicativo dos grupos era escasso, mas melhorava consideravelmente quando eram levadas em conta simultaneamente as duas estruturas de grupo assinaladas. Isto é coerente com a hipótese de que, uma particular dotação de recursos e capacidades pode tornar mais efetiva uma determinada estratégia produto-mercado.
Palavras-chave: Grupo estratégico. Grupo cognitivo. Grupo competitivo. Valor explicativo.
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