Ideias de Negócios e Modelos Mentais: um estudo exploratório quantitativo
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Palavras-chave

Empreendedores. Ideias de negócio. Modelos mentais. Inovação.

Como Citar

Campos, H. M., & Muñoz, A. M. S. (2009). Ideias de Negócios e Modelos Mentais: um estudo exploratório quantitativo. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 11(32), 276–288. https://doi.org/10.7819/rbgn.v11i32.483

Resumo

 

No processo empresarial, é importante a etapa correspondente à geração de ideias de negócios, porém, não se tem conhecimento suficiente sobre ela. Consequentemente, esta comunicação tem por objetivo analisar de que forma a estrutura do conhecimento das pessoas influi na concepção de ideias de negócios. Em razão do objetivo que se persegue, a perspectiva teórica do estudo provem dos modelos mentais, que através de um estudo quantitativo, ajuda a identificar a forma como algumas variáveis se relacionam e qual a sua influência na geração de ideias de negócios. Os resultados indicam que não existe uma variável capaz de ter influencia significativa na formação de ideias de negócios, pelo menos na amostra do estudo. A variável que mostra um comportamento interessante é a de recompensa e incentivos, porque se relaciona com outras variáveis independentes. Porém, é aconselhável que em estudos futuros seja realizada uma análise mais aprofundada desta variável ao convertê-la na nova variável de estudo.

 

Palavras-chave: Empreendedores. Ideias de negócio. Modelos mentais. Inovação.

https://doi.org/10.7819/rbgn.v11i32.483
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